Portal Making Of

Startup apoiada pela Fapesc inicia estratégia de internacionalização com filial em Lisboa

Startup apoiada pela Fapesc inicia estratégia de internacionalização com filial em Lisboa
Fotos: Divulgação /Fapesc

Quando o economista e empresário Jungles Silvio Wegher, de São Miguel do Oeste, teve a ideia de criar um aplicativo para facilitar a gestão do ponto em empresas, em 2019, não imaginava que em apenas dois anos a startup abriria uma filial em outro país – a empresa chegou a Portugal.

Participante da primeira edição do Programa Centelha e uma das ganhadoras do Acelera SC em 2021, a Iopoint tem contado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae) ao longo de seu desenvolvimento.

Criada a partir da observação das dificuldades de muitas empresas – incluindo a que Wegher tinha – em ter informações e fazer a gestão do ponto dos funcionários, a Iopoint trouxe ao mercado uma solução para um problema antigo. Segundo Wegher, observando que o relógio ponto ficava apenas dentro da empresa, o que dificultava a gestão das equipes quando havia funcionários trabalhando externamente ou de forma remota, surgiu a ideia de fazer um produto que pudesse resolver a situação de maneira prática.

O mercado regional aceitou bem o aplicativo e logo Wegher, acompanhado pelos sócios Mario Ferrari, Gabriel Moreschi e Patrik Tarouco, iniciou a formalização do empreendimento e profissionalizou o negócio. “As empresas precisam controlar o ponto dos funcionários, mas as ferramentas que existiam não permitiam que fosse feita 100% da equipe. Imagine um relógio ponto para controlar uma grande corporação, uma empresa que tem funcionários em outros países ou cidades. O custo da infraestrutura se torna grande e acaba caindo na informalidade e o colaborador não registrando o ponto. O nosso aplicativo diminui a infraestrutura e tem sinal GPS, por isso, funciona tanto offline quanto online. Com essa solução a empresa consegue ver onde o colaborador está prestando serviço e definir o raio onde o colaborador pode bater o ponto”, explica Wegher. 

A Iopoint está entre as 25 startups aprovadas no Programa Acelera Startup SC que receberam R$ 50 mil cada. A iniciativa da Fapesc e do Sebrae/SC concedeu R$ 1,25 milhão para que as startups selecionadas por meio de chamada pública, possam desenvolver suas soluções inovadoras para os desafios do mercado e que sejam escaláveis, ou seja, com alto potencial de crescimento.

Para Wegher, o Acelera SC vai permitir que o produto chegue a um novo momento. Por meio deste recurso, a startup irá pesquisar e desenvolver um identificador facial, com o objetivo de aumentar a segurança e a qualidade da informação coletada do ponto. “Ganhar este incentivo nos mostrou também que a nossa ideia tem viabilidade e mercado para ser explorada. Teremos geração de três bolsas para pesquisa e a oportunidade do nosso produto se tornar referência no mercado. Além disso, prevemos um aumento de 50% do faturamento da empresa quando esta solução já estiver disponível no mercado”, revela. 

Recentemente, a Iopoint iniciou as atividades da sua primeira filial em outro país. A estratégia é que, a partir de Portugal, a empresa comece a se desenvolver no mercado europeu. “A dor das empresas portuguesas é semelhante à nossa. A legislação trabalhista brasileira é próxima porque herdamos muitas leis de Portugal e várias se baseiam no Estado português. Por ser um bloco, as leis da União Europeia são próximas à unificação, entendendo algumas peculiaridades de cada país. Por ser um mercado à frente da época é que existe a necessidade de uma modernização. Pretendemos ter a Europa como nosso segundo maior mercado”, conta.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Livrai-me dos influencers…

O procedimento padrão é o seguinte ao despertar: ada de olhos no G1, UOL, NSC Total e ND Mais, e leitura dos tópicos de interesse.

CBN recupera liderança no Ibope

O Portal Making of teve o hoje, 20, a mais recente pesquisa Kantar Ibope de rádio. No segmento radiojornalismo,  a CBN recuperou a liderança sobre

A maior crise do SBT

Meses após a morte de seu fundador, Sílvio Santos, o SBT atinge a maior crise nos 45 anos de existência. Presidido por uma de suas

Governo vacila e culpa a imprensa

A matéria da jornalista Luísa Merzullo dia 6 de novembro em O Globo causou um alvoroço nos bastidores do governo catarinense. A revelação de um

O que é isso, companheiro?

Tomando emprestado o título do livro histórico de Fernando Gabeira, sem nada a ver com o conteúdo para comentar mais uma incursão gastronômica do comentarista

O que acontece no jornal Zero Hora?

O jornal gaúcho Zero Hora, tradicional impresso do Grupo RBS, tem chamado atenção para fatos que demonstram que não está ando por um bom momento.

A cobertura que não existiu

Iria escrever algo com esse título, quando recebi da colega  Brígida de Poli um texto sobre os acontecimentos de sábado na Grande Florianópolis e a