
O tradicional Havana Club, o segundo rum mais consumido no planeta (atrás do Bacardi), lançou uma edição exclusiva para bartenders. O Havana Club Professional Edition foi desenvolvido em parceria com a Associação Cubana de Bartenders e mistura blends que deixam a bebida complexa e com características muito distintas.
O Edition A, por exemplo, é um Carta Blanca com “complexidade e sabor de um rum escuro”, garante o diretor de marketing da Havana, Nick Blacknell. Já o Edition B (foto), que maturou em barris de whisky de Islay (uma ilha da Escócia) tem um “perfil esfumaçado, mas rico e doce” explica o consultor Nick Strangeway, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da bebida.
Outras variações da bebida estão sendo testadas e chegam ao mercado a partir de novembro. Mas vão ser vendida apenas para bares e bartenderds, para a elaboração de coquetéis, já que o rum muito complexo “e o consumidor poderia não compreende-lo”, explica Blacknell.
______________________________
SÓ PARA NORTE-AMERICANOS
Cîroc/Divulgação
Lançamento também na família Cîroc que estreia, primeiramente no mercado norte-americano, a Black Raspberry (foto). A vodka tem como base uvas sas que foram destiladas cinco vezes junto com framboesas pretas e cítricos. O resultado é uma bebida com “acabamento aveludado e suave” para ser consumida com gelo ou misturada com ingredientes frescos como limão ou hortelã, diz um dos donos da empresa o rapper Sean ‘Diddy’ Combs. A elegante garrafa é preta com letras metálicas dourada e a produção é limitada.
_______________________
TERRACOTA
Público Portugal/Reprodução
A vinícola Lídio Carraro, de Bento Gonçalves, apresentou uma novidade no Wine South América, no fim de setembro: um vinho fermentado em recipientes de terracota (cerâmica de argila), tal qual era feito na Mesopotâmia.
O vinho da safra 2018 é um corte com uvas Merlot, Pinot Noir e Nebbiolo que ou por ânforas parecidas com a foto por quase três meses e depois foi para tanques de aço inox, para ajudar na decantação da bebida. Os irmãos Giovanni e Juliano dizem que o projeto foi concebido para levar um pouco do terroir da vinícola, para dentro do vinho.
Pouco mais de mil litros foram comercializados na avant-première do WSA. O restante da produção vai ser disponibilizado ao mercado em 2020.
______________________________
EMBALAGEM HISTÓRICA
Taylor’s/Divulgação
A casa Taylor’s uma das mais famosas de Portugal, recriou uma garrafa para um lote especial do seu vinho do Porto. A embalagem foi inspirada em uma histórica garrafa inglesa, muito usada entre 1715 e 1740. É estreita, tem formato oval e é conhecida em Portugal como castanha achatada.
A edição limitada tem capacidade de um litro e é acondicionada em uma caixa de madeira. Deve chegar ainda este mês às lojas especializadas da Europa, com um preço aproximado de 50 Euros. O vinho em questão é um Tawny Reserva, resultado de uma seleção de tawny’s de diferentes idades.
______________________________
VINHO SAGRADO
Revista Globo Rural desta semana traz uma reportagem muito bacana sobre o vinho consumido pelos padres nas missas da igreja católica. Equipe visitou algumas vinícolas, e apresenta curiosidades sobre essa sagrada bebida adocicada – que se assemelha a um vinho do Porto.
______________________________
LOJA ONLINE
A Wine, maior e-commerce de vinhos do país, apresentou no fim de setembro uma nova opção de . É o Clube Wine Prime. Ao contrário dos planos tradicionais que enviam mensalmente ao consumidor lotes indicados pelos sommeliers da empresa, o Prime é um pacote mais enxuto. Não prevê o recebimento de vinhos, mas permite que consumidor escolha e compre o que vai consumir com descontos de 15%, entrega gratuita e prazos diferenciados. O plano custa R$ 14,90 para o plano anual.
______________________________
ASSOCIATIVISMO CERVEJEIRO
Pexels/Divulgação
Empresários do ramo cervejeiro de Jaraguá do Sul e região, terão um núcleo setorial. O grupo foi formado nesta segunda-feira (08) pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS). A intenção é articular as ações do setor – em franca expansão – e fomentar o cooperativismo entre os empresários do setor. Além de cervejarias e brewpubs (foto) o núcleo deve reunir distribuidores de materiais e equipamentos, lojas de máquinas, entre outros.
______________________________
O MELHOR DO MUNDO
O australiano Orlando Marzo foi eleito nesta segunda-feira (08) em Berlim, o Bartender do Ano 2018. O concurso, patrocinado pela DIAGEO, está na 10a edição e neste ano teve a participação de 10 mil inscritos. Cinquenta e seis deles participaram da etapa final, na Alemanha.