Na quinta-feira, 22, a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para atender alguns vereadores e lideranças políticas de diversas regiões do Estado.
O fato curioso é que, mesmo o PSDB tendo na Alesc os deputados estaduais Marcos Vieira, que é o presidente estadual da sigla, e Vicente Caropreso, ela fez seus atendimentos no gabinete do também deputado estadual Sérgio Motta, que é do Republicanos.
Em dezembro de 2024, quando se preparava para assumir definitivamente a cadeira na Câmara Federal no lugar da ex-deputada federal e atual prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), Geovânia de Sá recebeu do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, o convite para ficha no seu partido.
Ela não disse sim, mas também não disse não, mas desde janeiro deste ano vem demonstrando que o PSDB não tem mais a força do ado capaz de dar a ela a reeleição em 2026. A deputada do sul do Estado também recebeu o convite do ex-prefeito Clésio Salvaro para ingressar no PSD, mas a troca de partido só poderá ser feita mesmo quando abria a janela partidária, em março de 2026.
De acordo com a informação postada pela colunista Karina Manarin, Sérgio Motta disse que o uso do seu gabinete não tinha nada a ver com o convite que ela recebeu da executiva nacional do Republicanos. “Nós temos parceria. Eu e a Geovânia somos evangélicos, temos o mesmo eleitorado e as portas estão sempre abertas para ela”, enfatizou Motta.
Na mesma postagem, Karina Manarin informou que Geovânia de Sá disse que ela e o deputado Sérgio Motta são irmãos em Cristo. “Eu usei o gabinete dele hoje para atendimento aproveitando que ele não estaria na Alesc”.
O fato curioso é que Geovânia de Sá já participou de eventos da pré-candidatura ao governo do Estado do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e o Republicanos já confirmou o apoio à reeleição do governador Jorginho Mello (PL).
Então, até pela proximidade que tem com Clésio Salvaro e com o presidente da Alesc, Júlio Garcia, o PSD hoje é o mais provável novo partido da deputada federal, mas como na política tudo muda muito rápido, o Republicanos espera e já tem uma ficha de filiação pronta na mesa para que Geovânia de Sá assine.