Parecia o roteiro de um filme onde o mocinho sofre muito, a por grandes dificuldades, mas tem um final feliz. Foi assim com Gilmar Dal Pozzo, esse catarinense de Quilombo, 55 anos, que deu a volta por cima e salvou a Chapecoense novamente do rebaixamento, garantindo sua permanência para a Série B em 2025. A confirmação veio com a vitória de virada por 2 x 1 sobre o Coritiba na tarde deste domingo, na Arena Condá, gols de Perotti e Tárik, no segundo tempo. Uma grande festa para 11.808 torcedores empurrando a equipe e o fim de uma grande pesadelo.

Salvador
Gilmar Dal Pozzo retornou à Chape em 20 de agosto, depois de ter sido demitido no Avaí 15 dias antes, ao ficar nove jogos sem vencer. Foi um trabalho de recuperação na equipe do Oeste, ao lado de Emerson Nunes, o auxiliar técnico e do preparador físico Jaelson Ortiz, profissional de grande qualidade na área. Modificaram a equipe para melhor, reagiram na competição, mas o sofrimento prosseguiu até este domingo, com a virada sobre o Coritiba e o fim do pesadelo.

Dal Pozzo 1 x 0 Enderson
Após o apito final, Dal Pozzo pegou uma bandeira com sua imagem e percorreu o gramado da Arena Condá nas comemorações. ou um filme em sua cabeça. Um misto de alegria e quem sabe o sentimento de que poderia ter feito muito mais pelo Leão da Ilha. Dirigiu o Avaí em 16 partidas e conseguiu 24 pontos, praticamente livrando a equipe do rebaixamento com os pontos somados depois. Há quem diga que salvou o Avaí e agora a Chape. Fica sempre a dúvida se foi ou não injustiçado no Sul da Ilha. No confronto com Enderson, ganhou por 1 x 0, gol de Rafael Carvalheira.
Concórdia Campeão
Merecido título do Concórdia na Copa Santa Catarina, sua primeira conquista e a vaga para disputar pela primeira vez a Copa do Brasil. De quebra, com a grana da primeira etapa, cerca de 800 mil reais, pode fazer um bom planejamento para a temporada 2025. O trabalho do jovem técnico Jailson Zatta, 4o anos, foi fundamental, renovou a equipe, achou bons valores e apresentou um bom trabalho coletivo. A vitória de 1 x 0 sobre o Marcílio Dias no sábado (16), em Concórdia, depois de 1 x 1 em Itajaí, foi justa e muito comemorada.

Moção de Desagrado
O Conselho Deliberativo do Avaí aprovou na véspera do feriado Moção de Desagrado contra o executivo de futebol Eduardo Freeland. Cerca de 30 conselheiros presentes e um voto contrário. Os conselheiros e boa parte dos torcedores azurras querem a saída do dirigente, considerado responsável pelos resultados pífios da temporada, montagem ruim da equipe e contratos longos e onerosos. O presidente Júlio garantiu sua permanência e também do técnico.
Despedida melancólica

Jogo desta segunda-feira (18), às 21 horas, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, contra o Botafogo-SP será um amistoso de luxo para as duas equipes. O Avaí cumpre tabela e a equipe da casa já está garantida na Série B para o ano que vem. “Amistoso” para Enderson fazer novas observações, testar jogadores e recuperar quem não está bem. Uma decepção para o Leão da Ilha, cuja folha salarial é maior do que alguns times que estão subindo de divisão.
Conselho Técnico
Do Campeonato Catarinense de 2025 será nesta terça-feira (19), na sede da Federação Catarinense de Futebol, a partir das 15 horas. Em discussão a fórmula de disputa a partir da divulgação do calendário pela CBF. Segundo o presidente da FCF, Rubens Angelotti, a competição deve começar mesmo dia 11 de janeiro, um sábado. São 16 datas, suficientes para realizar a competição com a atual fórmula de disputa, que tem a simpatia da maioria dos presidentes das 12 equipes credenciadas para disputar o Estadual. As novidades serão Caravaggio e Santa Catarina.
Santos campeão

Garantiu o título da Série B 2024 antes mesmo de entrar em campo diante do CRB e ser derrotado por 2 x 0, para irritação do torcedor, que lotou a Vila Belmiro no domingo. O CRB escapou do rebaixamento e colocou água no chopp santista. O Santos voltou para a Série A e com mais um título nacional em sua história. A faixa do torcedor voltou a ser virada e a camisa 10 de Pelé volta a ser usada. O Santos mereceu o título, mas vai precisar melhorar muito para enfrentar a Série A ano que vem.
Brasil x Uruguai

Pelas eliminatórias da Copa do Mundo será nesta terça-feira (19), às 21h45min, na Arena Fonte Nova, quando a equipe de Dorival Júnior busca a vitória para consolidar a sua agem para a Copa do Mundo em 2026, nos EUA. O Brasil precisa melhorar bastante em relação ao jogo contra a Venezuela nessa data FIFA, empate em 1 x 1 em Maturín e se vencer a o Uruguai na classificação.