O ecossistema das agências de publicidade no Brasil foi responsável por investir R$ 64,7 bilhões em mídia em 2024, crescimento de 12,5% sobre o ano anterior. O montante foi calculado através de uma projeção feita a partir da aplicação do percentual médio de desconto por meio aferido pelo Cenp-Meios, composto por 339 agências.
Esta é a segunda edição da iniciativa realizada pelo Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) com o apoio da Kantar Ibope Media que busca trazer uma projeção dos investimentos em mídia no Brasil realizados via agências.
“A Projeção de Investimentos em Mídia via Agências de Publicidade é mais uma contribuição do Cenp para mostrar a força das agências de publicidade na economia brasileira, mesmo em um ano marcado por algumas turbulências decorrentes do aumento dos juros e do cenário internacional”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.
Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários comprados por 339 agências de todo o país ao longo de 2024. São dados dos PIs (Pedido de Inserção), executados pelos veículos. Esse montante do que foi efetivamente desembolsado pelas agências é atribuído ao que foi veiculado por este grupo na base da Kantar IBOPE Media e projetado sobre as veiculações das demais agências do país, utilizando a mesma base. (propmark)