1 – A estreia
Quando um treinador estreia com vitória, como ocorreu com Gilmar Dal Pozzo treinando o Avaí (1 a 0) contra o Coritiba, é um bom sinal. Essa foi a resposta que dei ao Thiago, no Café do Shopping. “Thiago, o que vale no futebol é o resultado. Venceu com o time que terminou o jogo e não com o que ele apostou no início”. Agora espere o que ele vai fazer amanhã, contra o CRB, na Ressacada, às 19h – o CRB que venceu a Chapecoense por 2 a 0.
2 – O limite do impossível
No futebol se usa a palavra sorte ou a caixinha de surpresa, mas o Paulo Branchi usa a palavra: sobrenatural, e cita Nelson Rodrigues. Pois o gol do Avaí contra o Coritiba saiu de um chute fraco do Zé Ricardo, desviou no adversário e “matou” o movimento do goleiro: 1 a 0, no “apagar das luzes”.
3 – Perguntas
Gilmar Dal Pozzo: Por que saiu com um zagueiro na lateral? O time vai sair com es curtos ou devolvendo a bola para o adversário? Quem joga contra o CRB: o time que ganhou ou o que saiu jogando? É bom lembrar que o Avaí venceu e marcou um gol sem o Pottker, com Poveda, Pedrinho e Garcez lá na frente.
4 – Sem aproveitamento
Burse, treinador do Figueirense aposta no Jefinho e despreza Renan Bernabé, a promessa elogiada por Marco Aurélio Cunha, que tem um convite para jogar na Europa, por isso não renova o contrato. Sem renovar, não vai jogar, como aconteceu com Gabriel Guimarães quando defendia o Avaí. Juvenil só serve para fazer dinheiro que se gasta em veteranos.
5 – Lição do Rubão
Aprendi uma lição de Rubão, ex goleiro do Avaí, de que quando a bola bate no chão antes de chegar, o goleiro fica vendido. Se bater na grama seca sobe; na grama molhada, desliza e aumenta a velocidade; se não tem grama, os narradores dizem que o gol do foi montinho artilheiro. Pois Manoel Neuer, goleiro do Bayern disse que: “Esperava a bola de outra maneira, mas havia uma imperfeição na grama (estava molhada) e por isso ela me escapou”. Eu lembro que Cristiano Ronaldo cobrava faltas de longe e fazia a bola quicar na frente do goleiro. Alguém ensinou para ele, como Rubão me ensinou.
6 – Mensagem
Aproveito a foto para dizer que aprendi outra lição. Li “Pray” na camiseta que Rodrygo, a que ele usava por baixo, quando lastimou um chute defendido do por Neuer: “Pray to RS”. Pensei que ele queria dizer “play”. Rodrygo estava certo “Pray to RS” quer dizer “Reze pelo Rio Grande do Sul”.
7 – Lição de Bellingham
“Não posso crer. Dou graças por formar parte desta equipe. Estar numa final de Champions… Será minha primeira vez, em meu primeiro ano no Real Madrid. O futebol não se ganha com onze jogadores, mas com 25 que estão todos os dias trabalhando com incrível profissionalidade como Joselu, que não jogou uma partida inteira este ano e entrou desperto e concentrado”. No Brasil, para jogar os mesmos jogos que jogou o Madrid nesta temporada, os treinadores dizem que o ano é longo e contratam 44.
Olhe quantos jogadores o Madrid tem. Na lista, falta Alaba.
8 – Como seria no Brasil…
A chegada da delegação do time adversário no estádio?
Como foi a chegada dos ônibus do Bayern de Munique ao Estádio Santiago Bernabéu?
Veja:
9 – Equipe
Criticam o esquema ofensivo e só falam em defender. No Brasil, desde que o Pelé parou e o Santos de ser o time que era, esqueceram de atacar, de marcar gols, basta fazer um gol, que logo voltam as perguntas sobre como defender, porque prevalece a mentalidade defensiva.
10 – Quem gosta de esportes
Agora é tempo de final da NBA e cada jogo emociona como emocionou Dortmund e PSG. E, estão rolando pelas cidades italianas os ciclistas profissionais que participam do Giro da Itália, o favorito é Tadej Pogačar, esloveno, ídolo do ex-ciclista Afonso Gentil Ramos.
11 – Jogos de futebol
Seria hoje em Erechim – Ypiranga x Figueirense pela Série C, mas foi transferido por causa da Tragédia Natural; o Figueirense volta a jogar no dia 20, segunda que vem, às 20h em Fortaleza, no Estádio Getúlio Vargas contra o Floresta, treinado por Marcelo Cabo. O Avaí volta a jogar amanhã, às 19h, contra o CRB na Ressacada. O Brusque perdeu para o Sport por 4 a 1; a Chapecoense para o CRB por 2 a 0 e, pela Série A, vocês sabem que os resultados colocam como líder o Athletico PR, seguido do Bahia, Flamengo e Botafogo; e Corinthians, Fluminense e Vitória disputam as últimas quatro vagas com o Atlético de Goiás e o Cuiabá.
FIM