1 – O 10 que procuram
Luan, ex-Grêmio e Corinthians foi liberado e está sem clube, o nome dele anda sendo citado nas rodas dos “entendidos” em futebol que rodeiam o Avaí. O Barroca, treinador do clube não pode acreditar que seja melhor do que o Renato ou Mano Menezes para fazer Luan voltar a jogar como antes. Me lembrei de uma frase do Lili, ex-zagueiro do Avaí: “Enquanto houver dirigente que acredita, é fácil achar emprego como jogador de futebol aos 40 anos de idade”.
2 – A espera do craque

O dia que deveria ser destinado a troca de presentes, deveria ser o dia 5 de janeiro, data em que os Três Reis Magos chegaram a Belém para entregar os presentes a Jesus: mirra, ouro e incenso. O torcedor que adora fazer festa, com chegada de jogadores midiáticas, como Guerrero e Loco Abreu, seriam mirra e incenso.
3 – Pelo andar da carruagem

Segundo as informações do Marco Burigo, sobre as contratações do Criciúma para disputarem a Série A, vai faltar casa e apartamentos para alugar na cidade e região do carvão.
Pelo jeito acreditam que “sobrou café” do ano velho.
4 – Carlo Ancelotti
A fake news do ano de 2023 foi a contratação de Carlo Ancelotti para treinar a seleção brasileira, que a turma que entende de futebol e de jornalismo deu como certo.

5 – Ancelotti respondeu que manteve contato com o “Brasil”?
“Mantive os com o senhor Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, ao qual agradeço o carinho e o interesse. Me senti honrado e orgulhoso, mas ele sabia que dependia da situação que me ligava ao Real Madrid. Não sei se em 2026 ele irá me querer?”
6 – A Chuteira de Ouro

Cristiano Ronaldo marcou 54 gols no ano de 2023, mais gols do que: Mbappé, Kane, Haaland e Cano. Mas para ganhar a chuteira os gols que ele “marcou” na liga da Arábia não valem o mesmo coeficiente que vale se marcasse nos campeonatos da Europa.
7 – Goleadores
A Chuteira de Ouro é oferecida ao jogador que marcar mais gols no ano e depende da multiplicação de um coeficiente com peso diferente dependendo da liga que este atue. As ligas de futebol da Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França o coeficiente vale dois pontos; há um intermediário 1,5 e outro menor de apenas um.
8 – Aumentando as “goleiras”

Os goleiros cresceram de tamanho e hoje regulam dois metros. Buffon está sugerindo aumentar o tamanho e a altura das “metas”, que ainda tem as mesmas dimensões de 1875: 2,44 metros de altura por 7,32 metros de largura. No voleibol aumentaram a altura da rede. Eu sou a favor e você?
9 – A figura do goleiro
Foi criada em 1871, seis anos depois dos ingleses regulamentarem o futebol a sua maneira. Hoje os goleiros são atrações nos campos de futebol. Rubão dizia que era “maluco”, pois havia quem dizia que quem escolhia a função de goleiro ou era maluco ou gay.
10 – O primeiro treinador

Raul Carlesso foi o primeiro preparador de goleiros inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira que disputou o Mundial do México de 1970. João Sem Medo – o João Saldanha treinava a seleção na Escola de Educação Física do Exercito na Urca, onde ildo Chirol se formou e requisitou para ajudarem na preparação física – Kleber Camerino e Benedito José Beonetti; para a supervisão técnica – Claudio Coutinho e observador – Carlos Alberto Parreira. Quando Zagallo substituiu Saldanha em 1970, manteve todos eles.
11 – Os goleiros famosos
O escritor Conan Doyle, antes de criar o Sherlock Holmes, foi o primeiro goleiro do Portsmouth, da Inglaterra. Outros dois escritores, Albert Camus (de “A peste”) e Vladimir Nabokov (“Nikita”) também jogavam no gol, e o ex-presidente Café Filho foi goleiro do Alecrim de Natal.
FIM