No dia 5 de agosto se encerrou o prazo para os partidos políticos fazerem as suas Convenções. A partir da segunda quinzena deste mês, teremos o início da propaganda eleitoral.
Já no dia 16, depois de receberem seus registros, os candidatos poderão fazer propaganda na internet, propaganda por meio de auto falantes, carreatas, eatas e caminhadas.
No dia 26 de agosto começa a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Pela lei, a divisão do tempo de propaganda é definida proporcionalmente ao peso dos partidos que formam as coligações.
O peso de cada legenda é medido pelo tamanho das bancadas desses partidos na Câmara. Quando maior a bancada, maior o peso. A propaganda no rádio e na TV terá duração de 50 minutos divididas em dois blocos por dia.
Para presidente da República e deputados federais a propaganda eleitoral gratuita será transmitida às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h às 7h25m e das 12h às 12h25m no rádio, e na televisão das 13h às 13h25m e das 20h30 às 20h55m.
Já as segundas, quartas e sextas-feiras, a propaganda eleitoral será para senador, deputado estadual e governador. No rádio, os horários serão das 7h às 7h25m e das 12h às 12h25m, e das 13h às 13h25m e das 20h30 às 20h55m serão as apresentações na televisão.
Veja as datas mais importantes das eleições de 2022:
16 de agosto – Início da propaganda eleitoral, incluindo na internet e por meio de alto-falantes, caminhada, carreata ou eata.
26 de agosto – Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
12 de setembro – Último dia para pedir substituição de candidatos.
17 de setembro – A partir desta data, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.
27 de setembro – A partir desta data, nenhum eleitor poderá ser preso, salvo em flagrante delito ou condenação por crime inafiançável.
29 de setembro – Último dia para realização de comícios, debate no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
30 de setembro – Último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral.
1º de outubro – Fim da propaganda eleitoral por meio de alto-falantes, caminhada, carreata ou eata.
2 de outubro – Dia das eleições.
3 de outubro – Início da propaganda eleitoral do segundo turno.
7 de outubro – Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno.
27 de outubro – Último dia para realização de comícios.
28 de outubro – Último dia da propaganda eleitoral gratuita de segundo turno no rádio e na televisão, realização de debate e divulgação paga na imprensa escrita.
29 de outubro – Último dia para propaganda eleitoral por alto-falantes, caminhada, carreata ou eata.
30 de outubro – Dia das eleições de segundo turno.