O grupo ND usou suas mídias nos últimos dias, incluindo duas páginas no jornal impresso, para revelar que o Conar – conselho nacional de autorregulação publicitária derrubou anúncio sobre audiência da emissora concorrente, SCC/SBT.

Diz o anúncio do ND que “o Conar acaba de atender a um pedido de interrupção na veiculação de matérias do SCC/SBT com números incorretos de audiência. Uma vitória não só nossa, mas de todos aqueles que defendem a transparência no mercado de comunicação de Santa Catarina.”
O material do SCC, divulgado no final de 2024 dizia “ei você, pergunte a líder quem é a vice-líder de audiência em Santa Catarina.” Os dados , segundo o processo no Conar aberto pela ND, misturam informações de anos diferentes, compondo um fictício como se o canal fosse o segundo colocado.
SBT e Record disputam a vice-liderança, mas a vantagem no Ibope é a Record, com exceção de alguns horários específicos do domingo em São Paulo.
Exemplo
Acionar o Conar – e obter resultado é uma medida exemplar que ajuda a corrigir dados equivocado ou mal usados propositadamente.
A audiência de televisão é uma informação importante para o mercado publicitário, uma baliza na divulgação de campanhas .
Na verdade, os canais fazem o possível para extrair dados que lhes favoreçam, o que muitas vezes é possível sem ferir a ética.
Na NSC, na última divulgação, o marketing falou em share de audiência (percentagem sobre os aparelhos ligados) como se fosse audiência (percentagem sobre o número total de aparelhos).
Um programa matinal de baixíssima audiência – sete ou oito pontos – pode ter um ótimo share de 80 por cento (o que quer dizer, apenas, que oito aparelhos estavam sintonizados em um total de apenas 10 ligados no horário).
Furo
Nesse tempos de influencers e inúmeros blogs , ainda é possível dar furo – informação na mídia tradicional.
Foi o que fizeram semana ada, André Rizek, na GloboNews, e Rodrigo Faraco na NSC. O primeiro divulgou com exclusividade a queda de Dorival na seleção e o outro a contratação de Jair Ventura, como novo treinado do Avaí.
Tamanho
A agem de Dorival pela seleção é legítimo caso de alguém que foi promovido até atingir seu nível de incompetência.
Novo
Se alguma mídia falar ainda em Carlo Ancelotti desligo e desconecto. Só um louco deixaria o Real Madrid por nossa seleção.
Éldio

Antes de trabalhar em jornalismo, assistia o Ringue Doze na TV Gaúcha apresentado por Éldio Macedo que se intitulava de “ marrom”, impecavelmente vestido a caráter para apresentar os lutadores.
Anos depois, trabalhamos juntos na Rádio Gaúcha e em coberturas de Copas do Mundo. Para ir ao estádio, ele mantinha o hábito da estica no vestuário, sempre de terno e gravata.
No sábado ado, Éldio morreu aos 89 anos em Buenos Aires onde morava, do mal de alzheimer.
#RIP Éldio