Portal Making Of

A morte de Francisco na mídia

Foto: Reprodução/Instagram

A gravidade de saúde no Papa nas últimas semanas levou a mídia em geral a preparar material sobre sua vida, como ocorreu em outros episódios semelhantes. Quando a morte ocorreu às 2h35 da manhã no horário brasileiro, os diferentes canais estavam prontos a disparar uma grande cobertura.

O primeiro a dar a notícia foi o SBT às 5h12. Depois a Globo às 5h13, a Band às 5h25 e a Record às 6h.

Os primeiros a se movimentar direto para o Vaticano foram a Globo, que enviou Cesar Tralli e a RBS que mandou seu correspondente internacional Rodrigo Lopes.

É provável que outros tomem a mesma iniciativa. Em Santa Catarina não se tem notícia ainda de movimentação semelhante. Na eleição do Papa Francisco, a RBS catarinense enviou reportagem que acompanhou a eleição até a fumaça banca do Vaticano.

 

Difícil

Cobrir uma eleição de Papa é muito difícil,, porque os cardeais eleitores estão isolados na Capela Sistina. Só se sabe o que está acontecendo lá dentro quando ao final de um dia de votação surge a fumaça preta – não eleito – até a fumaça branca – já tem novo Papa.

Quem está interessado em saber mais detalhes como isso ocorre é possível assistir no streaming o filme Conclave, um ganhador de Oscar, com Raph Fiennes. O roteiro é impressionante.

 

Capas

A morte de Francisco tomou conta da mídia mundial. No Brasil, jornais e portais destacaram suas manchetes para o primeiro papa sul americano.

Muitas fora criativas. A capa da Folha de São Paulo foi considerada a mais burocrática.

Veja:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Fotos: Reprodução

 

Sem noção

Foto: Reprodução/NSC TV

Os apresentadores de mídia em todo o mundo se vestiram de preto no dia de ontem, 21, para acompanhar as notícias vindas do Vaticano. Ou pelo menos alguma roupa mais adequada a um momento de luto de uma personalidade mundial, um mensageiro da paz.

Na programação Globo, a rede nacional ocupou espaço logo após Ana Maria Braga para noticiar os fatos. A programação local veio em seguida.

Em Santa Catarina, logo que retornou o Jornal do Almoço, a moça do esporte surgiu com roupas de jogging, destoando do momento. Faltou noção.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

O que acontece com a Globo?

O debate é sobre a dificuldade da Globo com a audiência da novela das 9. Das várias tramas que apresenta diariamente, ela fica em terceiro

O maior espetáculo da terra

Nem Super Bowl – a final do futebol norte-americano –nem a Copa do Mundo de futebol. O maior espetáculo terra a a ser a revelação

Festa analógica na era digital

A Rede Globo comemora 60 anos celebrando o que já fez na época analógica  quando o meio digital vai dominando a vida de todas as

A morte de Francisco na mídia

A gravidade de saúde no Papa nas últimas semanas levou a mídia em geral a preparar material sobre sua vida, como ocorreu em outros episódios

Bets e manipulação de apostas

São visíveis as dificuldades que a grande mídia nacional têm para tratar da suspeita de fraude do jogador Bruno Henrique, do Flamengo, cometida em uma

SCC X ND, segunda parte

A ação do Conar, uma ONG que fiscaliza a ética na publicidade comercial, sobre um anúncio do SCC, afiliada do SBT em Santa Catarina, continuou

Leilão do 5G começa hoje

No dia 27 de outubro, foram recebidas 15 propostas elaboradas por operadoras de telecomunicações e provedores regionais.