Portal Making Of

A frieza em cobertura de acidentes

Foto: Divulgação / CBMSC

O tremendo acidente na altura do morro dos cavalos dia 6, foi o mais grave que ocorreu na BR 101 desde a duplicação, depois de uma grande mobilização popular levantada pelo grupo RBS.

O número de carros envolvidos e as imagens terríveis do combustível sendo derramado na pista pintaram um quadro horrível, que não pior porque não houve mortos.

Uma mão divina desceu sobre a estrada e só permitiu  cinco feridos.

A cobertura dos meios de comunicação,  por sua vez, não esteve a altura do fato devido a frieza das reportagens. O que mais se destacava eram repórteres em stand up em frente aos carros retorcidos, relatando a parte mecânica do fato.

Não houve atenção aos feridos e aos sobreviventes,  a não ser ao motorista causador do acidente, que levava a mulher na cabine, o que é proibido em veículos que  transportam combustível.

Só a ND, entrevistou  o dono do caminhão, em Nova Boa Vista, da Rodoka transportes e identificou o motorista e sua namorada de 26 anos.

Foto: Reprodução/NDTV

Ao que parece, com essa exceção, o jornalismo atual não tem tempo de ir atrás dos elementos que compõem um fato. Ganham mais tempo e dispensam menos mão-de-obra falando de adoção de pets e de veiculando vídeos enviados pelo público.

 

Comentários

Depois dos fatos, comentaristas como Ânderson Silva e Renato Igor ampliaram a reivindicação para uma solução definitiva para o morro dos cavalos.

Talvez um túnel ou outra obra de arte não resolva a questão dos acidentes graves na 101, pois – como no acidente do dia 6 – há direção imprudente, e em outros casos, falhas mecânicas.

Contra a imprudência, imperícia ou manutenção adequada,  a exigência é outra. Sem dúvida um estágio avançado das relações humanas  que é de se importar com os outros e agir de forma ética.

 

Ambiente

Nos bastidores da NSC o ambiente andou pesado na semana que ou. Os funcionários foram impactados por um comunicado da EMS, farmacêutica dona do grupo de comunicação, relatando a compra de mais uma empresa para o grupo e pedindo que o pessoal “comemore junto conosco este momento. Afinal você é parte essencial dessa história.”

Os funcionários entendem que o sucesso da farmacêutica e do grupo de mídia não reflete sobre remuneração e recursos de trabalho.

Esse comunicado de juntou a demissão da editora do Bom Dia Santa Catarina, Luiza Morfim, muito benquista pelas mensagens dos colegas.

Ao que se sabe, ela cansou de editar o programa com poucos recursos e sem valorização salarial.

Pelo horário madrugador e pelo tamanho do espaço a preencher, o BDSC exige um sacrifício grande da equipe. Quando não há sentimento de recompensa os profissionais desistem.

 

Máscara

Foto: Reprodução/ESPN

Caiu a máscara da ESPN, cuja equipe  esportiva era a queridinha dos colegas do esporte por representar uma boa opção ao esporte da Globo. Na semana ada, uma equipe de seis comentaristas – entre eles Paulo Calçade – foi tirada do ar pela direção por criticar a CBF.

A turma estava repercutindo uma matéria da revista Piauí, que escancarou a picaretagem da entidade do esporte nacional, uma pauta muito procedente por tudo o que se diz.

A direção da ESPN jogou por terra a credibilidade do canal, algo que só será superada após muito anos de trabalho sem interferência de diretores.

 

Real

Sou torcedor do Real Madrid desde 1982, quando assisti a um jogo no Santiago Bernabéu. Aqueles jogadores de uniforme branco com detalhes roxos impactaram muito. Tanto quanto anos depois, vi o Santos de Pelé no estádio Olímpico e tive a mesma sensação. À noite, iluminação deficiente,  aqueles jogadores pareciam flutuar no espaço, como fantasmas, dominando a bola branca como mestres. Brilhavam no escuro.

O Santos há tempos deixou de ser diferencial no futebol. O Real Madrid caiu do pedestal semana ada, quando levou 3 a 0  do Arsenal, e mais um banho de bola.

Carlo Ancelotti, o treinador sempre lembrado para a seleção brasileira estava à beira do campo lembrando Dorival Jr,  perdido e sem saber o que fazer.

Menos mal que a derrota fez a alegria dos torcedores do Arsenal, entre elas, a atriz Anne Hathaway   (O diabo veste Prada) que cantou maravilhosamente o hino do clube.

Uma grande alegria que só o futebol pode trazer.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

TV em baixa de audiência

A televisão aberta brasileira segue o modelo norte-americano em relação ao formato e o comportamento da audiência: a queda é substancial em relação ao streaming

Anotações eleitorais

A eleição em Florianópolis, mais representativa por ser a capital, terminou em primeiro turno com uma vitória significativa do prefeito Topázio Neto. Ela se deu,

O último locutor

Ao se despedir do Jornal Nacional em 1996, depois de 26 anos de bancada, Cid Moreira encerrava também um capítulo importante dos telejornais:  a aposentadoria

Quem vai suceder Moacir Pereira?

Ao colocar ponto final na longa carreira de 60 anos, Moacir Pereira encerra um momento importante no colunismo político. Muito antes da internet, quando os

Ao mestre com carinho

Ruy Carlos Ostermann acaba de completar 90 anos de idade. Professor de Filosofia, originalmente, aplicou seus conhecimentos para inovar os textos dos comentários esportivos durante

Segue a luta no front eleitoral

A campanha eleitoral segue o curso normal sem grandes percalços. Os “motes” são os mesmos na Capital, o prefeito candidato à reeleição enfatizando suas obras,

Paciente 334

No dia da conscientização da importância em doar órgãos, faço este texto muito pessoal. Pode ser que ele represente também o que pensam as 884

A eliminação de Boninho

A demissão de Boninho na sexta-feira 13, dia da semana em que as grandes empresas demitem funcionários graduados para esvaziar a repercussão no fim-de-semana, inaugurou

Mortes e outras decepções

Quem acompanhou a entrega do Oscar, e foram muitos segundo o Instituto Nielsen  19,7 milhões de expectadores –  viram o rosto de decepção de uma

Bets e mais bets

Impressionante o alcance das bets em todos os tipos de mídias, especialmente na tradicional:  clubes de futebol, jogadores, artistas, influenciadores ( eles, sempre eles), qualquer

O mundo dos influencers

Estimam que são pelo menos 500 mil influencers no Brasil. Postando desde as mais idiotas atitudes, como a harmonização recém feita, até a recente compra

Novidades na pesquisa Ibope de rádio

O Portal Making Of teve o a mais recente pesquisa Kantar Ibope de rádio da Grande Florianópolis, que apresenta novidades: a Atlântida assumiu a liderança

A saída de Dagmara da NSC

A surpreendente saída de Dagmara Spautz para assumir cargo na prefeitura de Balneário Camboriú representa não só uma perda para a NSC como também para