O “pega ratão” de Enderson Moreira tem atraído os adversários e faz do Avaí líder incontestável do Campeonato Catarinense 2025 em sua fase de classificação, após oito rodadas. A briga pelo primeiro lugar com o Criciúma, que tem um jogo a menos contra o Hercílio Luz, promete capítulos interessantes nas três últimas rodadas. Chegar em primeiro será fundamental para trazer as decisões para a Ressacada. O esquema “pega ratão” está funcionando, mas depende sempre do contexto, especialmente em times que não sofrem com a pressão de grande clubes.

Armadilhas
Criar armadilhas para os adversários faz parte da estratégia do futebol. O carrossel holandês de 1974 liderado por Johan Cruyff destacou-se assim no planejamento de Rinus Michels. Encantou o mundo com movimentações fantásticas, trocas de posição que confundiam os adversários, sem perder a estrutura de jogo. Aqui no Brasil, nos anos 80, o técnico Cláudio Duarte definiu o esquema que surpreendia os adversários como “pega ratão”.
Diferente
Enderson Moreira, 53 anos, acostumado a grandes decisões, buscou algo diferente diante das dificuldades em ter uma equipe formada com pré-temporada curta. Após ser surpreendido pelo Figueirense no clássico, ajustou as peças e organizou um esquema de jogo com três zagueiros e alas que fecham para uma linha de cinco. a a impressão de um meio esvaziado, atraindo sua presa para liquidar o jogo sempre no segundo tempo.
Posicionamento

Foi assim o desempenho do Avaí nos três últimos jogos quando fez 3 x 0 contra ville e Hercílio Luz, e neste fim de semana com o Marcílio Dias. O golpe fatal vem sempre na etapa final, com o adversário batido pelo cansaço e sem opções para reagir e surpreender. Tem dado resultado até aqui, não há o que contestar os números do Avaí. Transformou o atacante Hygor em artilheiro do Estadual e recuperou Vagner Lopes. Além dos meninos da base que estão surpreendendo como Rigley, autor de mais um gol.
Paredão

A defesa do Avaí é a melhor do Estadual, com apenas um gol sofrido, exatamente o do Figueira. Jonathan Costa, Pedrão e Eduardo Brock formam um paredão quase intransponível à frente do goleiro César. O futebol do Avaí é feio, sem criatividade, irrita até mesmo o torcedor azurra, mas é eficiente quando se olha para os resultados. Se está dando certo assim, qual a razão para mudar, mesmo que o torcedor demonstre impaciência em alguns momentos.
Tropeço

O Figueirense não pode perder o rumo de uma campanha que começou bem e esbarra na falta de opções do técnico Thiago Carvalho. O Figueirense sofreu uma derrota inesperada para o Barra, em Itajaí, por 1 x 0, que desanimou o torcedor. A equipe dividia a liderança com Avaí, Criciúma e Santa Catarina com 12 pontos e hoje está na quarta colocação. Thiago Carvalho tem todos os méritos por formar uma equipe competitiva, mas demonstra impaciência com alguns desempenhos individuais abaixo do esperado.
Mudanças

No jogo contra o Barra, em duas oportunidades a equipe teve a chance de largar na frente, mas por preciosismo e até falta de concentração, perdeu gol feito. Como foi o caso do artilheiro Marlyson, que ao dar um toque de ladinho de pé, colocou para fora bola que era para ser no gol. O meia João Lucas, o mais lúcido do time, acertou a trave três vezes. Em duas delas dá para dizer que perdeu o gol, na cabeçada no travessão e no toque final no último minuto.
Chape vem aí
A meta do Figueirense é terminar no G-4 para decidir a vaga nas quartas de final dentro do Scarpelli. Vai precisar vencer a Chapecoense na quinta-feira (13), em casa. Tem que ajustar a defesa, com a volta de Felipe Santiago e a recuperação de Ligger e definir o ataque. Ganhar do time de Dal Pozzo não será uma tarefa fácil, mas é preciso surpreender como fez contra o Brusque semana ada. O Figueira ainda pega o Caravaggio em casa e o Marcílio Dias fora.
Galo do Oeste

O Concórdia reagiu bem no Catarinense e agora tem o Avaí na quarta-feira (12), na Ressacada. O técnico Jaílson Zatta conseguiu recuperar o ânimo dos seus atletas após ser goleado pelo Figueirense. A equipe avançou na competição, é o quinto colocado e está animado com a estreia na Copa do Brasil diante da Ponte Preta em casa. Para o jogo contra o Avaí, o Concórdia promete jogar fechadinho, adotando o mesmo esquema do adversário, para evitar surpresas.
Criciúma
O golaço de Marcelo Hermes empatando a partida diante do Brusque deu ponto importante para o Criciúma, que sonha com a primeira posição. O Brusque é sempre um adversário complicado. Mas o futebol do time de Zé Ricardo ainda é muito competitivo e o Tigre vai brigar pela ponta, com a vantagem do jogo atrasado diante do Hercílio Luz.
A lamentar que novamente o Estádio Augusto Bauer foi palco de mais uma denúncia de racismo. Desta vez contra o goleiro Caíque, do Criciúma, que registrou BO na delegacia local. Outro dia, num jogo com o Avaí, os dirigentes brusquenses mexeram com o atacante Alef Manga, sobre a questão das apostas. É preciso cuidado com o “fair play”. Brusque é uma cidade maravilhosa e não pode conviver com esse tipo de manifestação. Precisa mudar.
Eagles leva Super Bowl

O Philadelphia Eagles ganhou o Super Bowl pela segunda vez fazendo 40 x 22 diante do Kansas City Chiefs, que chegariam ao inédito tricampeonato. Foi um baile no maior espetáculo da NFL dos EUA. O espetáculo foi em New Orleans, na Luisiana, no Caesars Superdome. O 59º Super Bowl teve o show de Kendrick Lamar no intervalo.
Conselho azurra
Será na quinta-feira (13), às 19 horas, a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Avaí que vai apreciar requerimento para concessão de prazo para apresentação de nova peça orçamentária para a temporada 2025 por parte da Diretoria Executiva. A convocação é em atendimento a requerimento de conselheiros do clube, conforme o estatuto. Lembrando que ao final de 2024 a peça apresentada pela diretoria foi rejeitada por ampla maioria.