O governador Jorginho Mello (PL) empossou a nova secretária de Educação do Estado, Luciane Bisognin Ceretta, na manhã desta segunda-feira, 26. A nomeação aconteceu no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, e contou com a participação da vice-governadora, Marilisa Boehm (PL).
Para assumir o cargo, a nova secretária se licenciou da reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da presidência da Associação das Fundações Educacionais Catarinenses (Acafe).
O governador Jorginho Mello disse no seu discurso que “a secretária Ceretta é uma pessoa do maior gabarito e qualificada para assumir essa secretaria tão importante”. Segundo ele, a missão da pasta é “melhorar a estrutura física das nossas escolas, principalmente, deixar as salas de aula com ar-condicionado para o conforto dos nossos alunos”.
Ele confirmou que há a necessidade de ajustes no programa Universidade Gratuita para deixá-lo ainda melhor, ampliando ainda mais o número de catarinenses beneficiados. No fim, desejou sucesso para Luciane Ceretta e disse ter a certeza de que ela fará uma excelente gestão frente a nossa secretaria de Educação. O governador agradeceu também o trabalho deixado por Aristides Cimadon e disse que houve avanços conquistados na educação catarinense sob seu comando dele.
Já a secretária Luciene disse “estou sucedendo esse mestre que é o professor Cimadon e por isso faço questão de destacar tudo que ele já fez pela nossa educação. Vou dar continuidade aos projetos que estão dando certo e em andamento em Santa Catarina com a missão de aprimorar o programa Universidade Gratuita, além da melhoria nas estruturas físicas das nossas escolas da rede estadual de ensino. Abraço essa causa com muita alegria e podem ter certeza de que prometo me dedicar inteiramente pela educação catarinense”.
A partir de agora da nova secretária é aprimorar ainda mais os índices educacionais de Santa Catarina e priorizar a melhoria da infraestrutura das escolas, principal pedido do governador Jorginho Mello.
Ainda não há a confirmação de que a atual secretária-adjunta Patrícia Lueders deixe o cargo, pois goza de muito prestígio com o governador Jorginho Mello.
Mas na manhã desta segunda-feira já circulava a informação que Luciane Ceretta pode trazer de Criciúma para trabalhar com ela na Secretaria de Educação a ex-pró-reitora da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, que tem extensa lista de trabalho naquela universidade.