GRUPO EXPRESSO RURAL LANÇA NOVO CLIPE. “ILHA” CELEBRA FLORIPA POR INTEIRA NA PARCERIA COM GAZU.
|Gente e Lugares
O Grupo Expresso Rural segue com o projeto anunciado no começo do ano com a nova atuação da banda no cenário musical catarinense e brasileiro. No projeto, o lançamento de músicas inéditas, shows individuais e em parcerias e a ocupação das plataformas digitais num processo conjunto e contínuo para estabelecer conexões com o público em várias frentes, mantendo seus fãs e conquistando novos iradores.
E chega agora às plataformas de vídeo o novo clipe do Grupo Expresso Rural, com a música “ILHA “, em parceria com o músico Gazu, lançada recentemente nas plataformas de áudio. O lançamento do clipe aconteceu oficialmente ontem à noite, 13 de junho, no Jazzinn Gastrobar, em Florianópolis.
A MÚSICA “ILHA”
A letra da canção é um grande eio pela Ilha de Santa Catarina, mostrando suas belezas, tradições e contradições. Sim, além de exaltar a Ilha, a letra não deixa de falar de questões as quais a população precisa enfrentar com o crescimento da cidade, mas tudo de forma leve, com muito afeto e bom humor. “ILHA ” foi a última canção composta por Daniel Lucena, um dos fundadores do Grupo Expresso Rural, que faleceu durante a pandemia, um ícone do grupo, sempre lembrado pelos amigos, fãs, integrantes da banda e o público em geral pela sua expressividade como compositor, artista, trajetória na música e pela grandeza do ser humano que representa e está na memória de todos.
Sobre a letra, Zeca Petry, também fundador do grupo, conta que “ILHA” foi escrita por Daniel Lucena ainda no hospital para ser entregue ao músico Gazu, para quem Daniel escreveu a canção. Inicialmente, devido a complexidade para ser musicada, Gazu acabou guardando a letra para revisitá-la mais tarde. Mas com a morte de Daniel Lucena, Gazu sentiu-se na obrigação afetiva de compor a música para a letra derradeira do amigo Daniel. Zeca Petry lembra que foi durante uma noite, logo após a morte de Daniel, que recebeu mensagem de Gazu com a música completa e ao ouvir achou maravilhosa e neste momento já se estabeleceu a parceria que “ILHA” seria gravada por Gazu e o Grupo Expresso Rural, com algumas modificações nos arranjos e tom do refrão. Depois disso, foi gravada e ou a fazer parte do repertório do Expresso Rural e agora traduzida também em imagens no clipe “ILHA”.
O CLIPE
Fotos: Divulgação
O clipe é uma criação coletiva dos artistas e dos diretores Jorge Daux e Antonio Rossa, que já cliparam outra música recente do Grupo Expresso Rural (Paraíso) e fizeram trabalhos em parceria com Gazu. Jorge Daux define a realização do clipe como uma celebração, porque junta expoentes da música, Grupo Expresso Rural e Gazu na letra de Daniel Lucena, uma grande homenagem a Floripa para deixar mais um retrato da cidade para a história. Para os diretores, a letra é muita significativa, porque ao mesmo tempo que exalta as belezas da Ilha, como o pôr do sol, por exemplo, a beleza é contemplada de um veículo no trânsito caótico.
Jorge Daux diz ainda: ” O clipe é um verdadeiro city tour, mostrando imagens de todos os cantos e alcançando a Ilha por um todo, o que é descrito também por Antonio Rossa como um grande desafio.
Rossa diz ainda que ” Expresso Rural e Gazu”, para além de um encontro histórico, é também uma celebração da nossa música. Ter uma letra inédita de Daniel Lucena é um presente vivo, e mostra como a música, a poesia, a arte tem esse poder de transcendência. Gravar o clipe de “Ilha” foi de certa forma como redescobrir Floripa, não do ponto de vista geográfico, mas no sentido de criar sentidos inéditos, de reviver lugares conhecidos sob novas perspectivas. Lembro nitidamente de estar com a câmera em punho rodando uma cena e me emocionar fortemente com aquele momento, uma sensação de intensa presença do inesquecível Daniel”.
Fotos: Divulgação
Gazu relembra com muita saudade e carinho a parceria com Daniel Lucena, a quem reverencia o tempo todo ao lembrar da obra do amigo. Ele conta que não teria outro destino se a música não fosse gravada em parceria com o Grupo Expresso Rural, tendo em vista a história de Daniel na existência do grupo.
“Circular por Floripa e gravar em tantos lugares da cidade foi a forma de estar no meio do povo da Ilha, mostrando essencialmente o que a letra da música fala e pede, num eio que refletisse o espírito da música”, conta Gazu. Ele ressalta ainda a importante participação do seu irmão Gerry da Costa, percussionista do Dazaranha, que foi convidado pelos integrantes do Expresso Rural. “Achei que o clipe ficou muito bonito, fotografia caprichada e mostrando a cidade e as pessoas, bem a cara de Floripa “, conclui Gazu.
Zeca Petry lembra que quando o Expresso Rural e Gazu se uniram para gravar ficaram imaginando um clipe à altura da música e da cidade. Ele conta que ao falarem com Jorge Daux e Antonio Rossa, eles imediatamente entraram em sintonia sobre como deveria ser o clipe. ” O roteiro contemplou perfeitamente a letra, ainda mais com a parceria na amizade e na música com Gazu. Quem desejar apresentar Ilha para alguém, basta mostrar o clipe, porque ele representa muito bem Florianópolis, completa Zeca Petry.
CAMERATA FLORIANÓPOLIS ESTREIA ESPETÁCULO POP ROCK
Foto: Toia OIiveira
A semana marca a estreia do novo espetáculo da Camerata Florianópolis: POP-ROCK Brasil, com sessões hoje e amanhã (14 e 15 de junho), no Teatro Ademir Rosa (CIC), O espetáculo reúne um grupo de artistas e uma aprimorada concepção visual para celebrar o pop rock, gênero que marcou época no Brasil dos anos 1970 a 1990 e que continua valorizado até os dias atuais.
Com arranjos musicais inéditos feitos por Alberto Heller e produção executiva de Maria Elita Pereira, o espetáculo terá em seu repertório músicas de cantores que fizeram história, como Rita Lee, Raul Seixas, Mutantes, Cazuza, Cássia Eller, Barão Vermelho, Titãs, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, entre outros.
No palco estarão os músicos da Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, a banda base formada por Luciano Bilu (Guitarra/violão), João Peters (baixo), Rodrigo Porciúncula (bateria) e Alberto Heller (piano/teclado), e nos vocais Amanda Amancio, Manoela Balan, Murilo Ferraz e Cadu Duarte.
O espetáculo teve pré-estreia na última sexta-feira, em Gravatal, no Sul do estado, e o resultado de acordo com a Camerata foi excelente, um indicativo que vai agradar também o público de Florianópolis. As fotos são do espetáculo em Gravatal.
Os shows em Floripa acontecem nas duas noites a partir das 20:30 horas e os ingressos estão à venda na plataforma da www.blueticket.com.br .
BABY DO BRASIL IN CONCERT “VOCÊ PRECISA SABER DE MIM”
Baby do Brasil está completando 50 anos de carreira e comemora com shows pelo Brasil. o espetáculo BABY DO BRASIL IN CONCERT, tem o subtítulo “Você precisa saber de mim!”, da música Baby, de Caetano Veloso, presente no repertório do novo show.
No roteiro, Caetano, Novos Baianos, grandes sucessos MPB, canções inéditas e os hits. Além de Caetano, também presente no mega sucesso “Menino do Rio”, Baby apresenta seus grandes sucessos, como “Telúrica”, “Sem pecado e sem juízo”, “Planeta Vênus “,”Cósmica “,”Seus olhos”, “Masculino e Feminino”, entre outros. Do repertório dos Novos Baianos, claro que não pode faltar no show “A Menina Dança”, “Acabou Chorare”, “Tinindo e Trincando”, “Dê um rolê”, entre outros.
Também será um show de homenagens. Baby lembrará dos amigos e parceiros dos Novos Baianos, Moraes Moreira e Luís Galvão, das eternas divas Gal Costa (“Baby”) e Elza Soares (“Malandro”) e celebrará o centenário de Waldir Azevedo (“Brasileirinho”). Citada pela imprensa americana como a “versão brasileira” de Janis Joplin e Jimi Hendrix, a guitarra e as percussões são muito presentes na musicalidade de Baby.
Quando o palco permite, ela gosta de ter três guitarras, além dos teclados, baixo, bateria e percussão.
Em agosto o show chega em Florianópolis e Curitiba, depois se apresenta em Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Em Floripa e Curitiba, os shows serão produzidos pela Orth Produções de Florianópolis. No quadro abaixo as datas, locais e plataforma de vendas dos ingressos.
Eles também estão comemorando 50 anos de carreira e fazem show no Hard Rock Florianópolis na turnê comemorativa, nesta sexta-feira, 16 de junho.
O espetáculo da dupla promete emocionar o público em um show que, além de um repertório bem selecionado, é uma imersão e uma homenagem a tudo o que os irmãos José Lima e Durval construíram neste meio século de história.
Cada detalhe do projeto foi pensado para retratar uma narrativa à altura desta história, desde a estrutura até a escolha das canções. Com o uso de painéis de led de última geração na composição do palco, o show faz uma verdadeira viagem no tempo, apresentando trechos de vídeos e clipes antigos, em uma cronologia que mostra a estrada percorrida pelos irmãos na música.
Constantemente citados como referência para as novas gerações da música sertaneja, Chitãozinho & Xororó não medem esforços para manter fiel sua legião de fãs. No ano ado a dupla iniciou as comemorações dos 50 anos de carreira com apresentações no Brasil e no mundo. Os ingressos estão à venda no site uhuu.com.
Boi de mamão, touro mecânico e música agitam o São João em Florianópolis. O arraiá será nos dias 16 e 17 de junho, sexta e sábado no Multi Open Shopping do Rio Tavares. A primeira noite de festa será no dia 16, a partir das 19h tem correio elegante com Sebastian Villa no boulevard e apresentação da banda Erva Rasteira no palco da praça MULTI. No repertório muito Forró, Xote e Baião. A partir das 18h30 tem recreação com a equipe Fuzarka. Já no sábado, os festejos começam a partir das 14h30 com barraquinhas de pesca, boca do palhaço, argola e touro mecânico instalados no boulevard. Às 15h tem apresentação do Boi de Mamão de Santo Antônio no estacionamento dos fundos e na sequência a animação começa com a dj Veronica Kist. No mesmo horário iniciam as atividades da recreação Fuzarka.
A exposição internacional que impressionou a capital catarinense em 2014 está de volta a Florianópolis, mas agora com novidades. “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”,
Com sete dias de programação, o festival amplia sua programação e, aos já tradicionais shows nacionais e internacionais e palestras que acontecem no Jurerê Open,
Ney Matogrosso vive mais um momento de grandeza em sua carreira, além de parcerias em gravações com novos artistas, shows diversos e com conceitos variados,
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) acaba de abrir uma exposição que mostra ao público parte de seu acervo. Na mostra de longa duração “Territórios [Im]permanentes
Começa hoje em Florianópolis (9 de abril) a quarta edição do Festival Inflamável com produções de curta duração. O evento, que será realizado na Sala de
A exposição internacional que impressionou a capital catarinense em 2014 está de volta a Florianópolis, mas agora com novidades. “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”,
Com sete dias de programação, o festival amplia sua programação e, aos já tradicionais shows nacionais e internacionais e palestras que acontecem no Jurerê Open,
Ney Matogrosso vive mais um momento de grandeza em sua carreira, além de parcerias em gravações com novos artistas, shows diversos e com conceitos variados,
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) acaba de abrir uma exposição que mostra ao público parte de seu acervo. Na mostra de longa duração “Territórios [Im]permanentes
Começa hoje em Florianópolis (9 de abril) a quarta edição do Festival Inflamável com produções de curta duração. O evento, que será realizado na Sala de