
Se você costuma jantar fora, ou simplesmente tomar um drink num lugar bacana, preste atenção na trilha sonora. Se ela for empolgante é grande a possibilidade de você desembolsar mais na hora da gorjeta.
Um estudo realizado por pesquisadores austríacos estudou o comportamento de 277 grupos que jantaram em um restaurante de luxo de Inssbruck. Os consumidores que ouviram música ambiente neutra gastaram em média 100 Euros e deixaram 10% do valor em gorjeta. Já o grupo que ouviu músicas animadas e com letras empolgantes remunerou o garçom com um valor até 40% maior.
Outra constatação da pesquisa: consumidores mais velhos são mais afetados pelo clima animado, porque são menos expostos à música na vida cotidiana.
______________________
INOVAÇÃO BRAZUKA
PEXEL/DIVULGAÇÃO
O mercado de cerveja artesanal do Brasil anda bem na foto. Uma pesquisa realizada pela consultoria inglesa Mintel Food & Drink mostra que o país é o segundo em um ranking de lançamentos globais de cerveja artesanal. Segundo o levantamento, os Estados Unidos tiveram um desempenho pior que nos últimos anos, mas continuam no topo da lista com 17% dos lançamentos mundiais. O Brasil respondeu por 9% das novidades do ano ado e 0 Reino Unido, 8%.
Jonny Forsyth, diretor da Mintel, diz que a cerveja artesanal é vista hoje como um produto “”. E acredita que os consumidores estão dispostos a pagar mais por opções menores, mais artesanais, do que por aquelas que são produzidos em massa. “Para esses consumidores, a cerveja artesanal explora seu desejo de novas experiências com um aceno para o ado em busca de inspiração, oferecendo novos estilos de cerveja que eles nunca beberam antes”, explica.
O executivo explicou que o boom cervejeiro no Brasil se deve a demanda reprimida. Durante décadas o mercado foi monopolizado por grandes cervejarias que apresentaram poucas novidades ao consumidor. Segundo ele, um comportamento que se assemelha ao que foi vivenciado no mercado norte-americano nas décadas de 1980 e 1990. Outros dados da pesquisa mostram que 45% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto artesanal; e que o Reino Unido tem a maior concentração de cervejarias per capita do planeta.
______________________
AMARGOU
A retração na economia, a concorrência mais acirrada da Heinken e a preferência do consumidor por cervejas mais baratas (e com menos rentabilidade) afetaram o resultado da Ambev, líder no mercado de cervejas no Brasil. As ações da empresa caíram e o Ebitda do terceiro trimestre ficou 12% abaixo do projetado. Os dados completos estão no site da revista Exame.
______________________
ACOMPANHAMENTO CLÍNICO
Pesquisadores portugueses estão em busca de voluntários para participar de um estudo clínico sobre a relação da diabetes tipo 2 com o consumo de cerveja. A ideia é avaliar o efeito do consumo da bebida sem álcool no perfil metabólico e na flora intestinal de pessoas com a doença. O perfil dos candidatos e a forma de se candidatar, estão detalhadas no artigo do portal Observador. Este é o segundo estudo realizado pela equipe. Em março o mesmo grupo de pesquisadores portugueses começou um estudo para avalir o impacto do consumo moderado de cerveja com e sem álcool em indivíduos saudáveis.
______________________
PREMIADOS I
ABS-SP/DIVULGAÇÃO
O núcleo paulista da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), uma das mais influentes do país, premiou essa semana os estabelecimentos e profissionais que se destacaram no ano. Os candidatos foram pré-selecionados por sócios da entidade e diretores da ABS-SP e reconhecidos na terça-feira (23). Carolina Oda, jurada do programa Mestre Cervejeiro Eisenbahn (Globo/Multishow), foi escolhida como a melhor sommelier de cervejas e o Apothek pelaa melhor carta de coquetéis. A lista completa dos premiados está no link da ABS-SP.
______________________
PREMIADOS II
Ainda falando em prêmio a cervejaria Bierbaum, de Treze Tilias foi eleita a melhor do país na primeira Copa Cerveja Brasil, realizada no último fim de semana em Brasília (DF). Santa Catarina foi o estado com o maior número de cervejarias premiadas. Sete no total: Schornstein (Pomerode), Blauer Berg (Timbó), Bierbaum (Treze Tilias), Birrificio Frisanco Viaggio (Anchieta), Lohn Bier (Lauro Muller), Al VFero (Nova Trento), e Haenschbier (ville).
A lista completa dos premiados está disponível no site da Abracerva – a promotora do evento.