Nunca é excessivo dizer que o Festival de Dança de ville é grandioso em todos os sentidos e os mais variados superlativos são válidos quando olhamos para uma tradição de 41 anos com a dança em foco e o maior festival do gênero competitivo no mundo.
Neste ano não foi diferente, a começar pelo público que foi assistir a abertura do festival, na última segunda-feira, 15 de julho, mais de 4 mil pessoas que encararam a chuva e o frio para lotar o Centro de Eventos Cau Hansen, onde no palco se apresentou uma das mais aclamadas instituições de dança do mundo, o Ballet Estable do Teatro Colón, de Buenos Aires, Argentina.
No palco uma superprodução do clássico “A Bela Adormecida”, que em quase três horas de apresentação arrebatou o público com os cenários, figurinos, música e performances de mais de 60 profissionais do Colón e a participação de bailarinos da Escola Bolshoi de ville.
Com toda a pompa e capricho, pela segunda vez se apresentando no festival, a primeira foi há 20 anos, o Cólon trouxe a versão argentina de “A Bela Adormecida”, o conto de fadas sobre a princesa Aurora, amaldiçoada pela fada maligna Carabosse a cair em um sono profundo por 100 anos, ao picar o dedo em uma roca. Somente o beijo de um príncipe pode despertá-la, que no caso da encenação em ville, o famoso e esperado beijo levou o público ao delírio.
Em um prólogo e três atos, a peça proporcionou momentos de emoção, horror, romance, curiosidade e emoção. A versão foi criada pelo coreógrafo Mario Galizzi, atual diretor do Ballet Estable do Teatro Colón.
Além disso, a equipe técnica composta por cenógrafos, figurinistas e diversos outros profissionais atuaram para montar o espetáculo que marcou de forma honrosa a abertura do Festival de Dança de ville, que na plateia teve bailarinos consagrados, como Ana Botafogo e Marcelo Misailidis, que tem suas carreiras muito ligadas ao desenvolvimento do festival.
O Festival de Dança de ville prossegue até o dia 27 de julho, período de competição em várias modalidades de dança, reunindo mais de 14 mil bailarinos do Brasil e do mundo. A noite de fechamento, também chamada de Noite dos Campeões, premia os campeões em todas as categorias e faz uma grande celebração ao universo da dança.

_________________________________________________________
“Clássicos com energia”

Gênios da música clássica como Beethoven, Mozart, Bach, Tchaikovsky e Vivaldi tem suas obras clássicas visitadas por roqueiros. Essa é a experiência que a Camerata Florianópolis propõe no espetáculo “Clássicos com Energia”, que será apresentado nesta sexta-feira (19), às 20h30, no Teatro do CIC.
Um grupo de grandes artistas comanda o concerto: Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, arranjos de Alberto Heller, banda Brasil Papaya Instrumental e participação especial da soprano Carla Domingues.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Blueticket ou na sede da Camerata.
_________________________________________________________
“Paraíso, SC”

A Persona Cia de Teatro, de Florianópolis, apresenta gratuitamente o seu espetáculo “Paraíso, SC”. Com uma forte carga dramática através da música e da atuação do elenco, a peça narra a história de uma família que vive numa pequena cidade do interior onde se faz presente a violência doméstica e o abuso infantil nas relações familiares.
Ao discutir tais temas, o espetáculo potencializa poeticamente o drama das famílias e das vítimas afetadas pelo problema. Desta forma, a peça faz uma crítica sobre fatos presentes no cotidiano de muitos lares e que ainda são literalmente silenciados em nossos tempos. A reflexão proposta através do lúdico permite ao espectador perceber as nuances que envolvem estes contextos por vezes despercebidos socialmente.
Toda a história é narrada somente com os elementos da música e das ações dos atores, não há texto falado em cena. “A proposta é expandir o estudo sobre a musicalidade na construção da cena, foco de pesquisa da Persona Cia de Teatro desde sua fundação, para o campo das ações e da percepção, para o campo da escuta do ator e do espectador, onde aspectos da trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, ou mesmo dos sons criados pelos atores, sejam fundamentais para o entendimento dos afetos das personagens e do drama vivido por aquela família”, explica o diretor Jefferson Bittencourt.
O ponto de inspiração para a criação deste espetáculo foi a cidade de Paraíso, localizada no extremo oeste catarinense, na divisa do Brasil com a Argentina. As apresentações acontecem em Blumenau no dia 27 de julho, às 19h, no Teatro Carlos Gomes, e em Brusque no dia 28 de julho, às 19h, no Teatro CESCB. Os ingressos estão disponíveis na pela plataforma Sympla.
_________________________________________________________
Casa Modular
Foi numa feira que nasceu o projeto de casa modular projetada pelo arquiteto Felipe Savassi, da Modular Studio. O desafio era montar, em apenas 30 horas, uma morada. Não só deu certo como fez com que Felipe tomasse a decisão de construir seu próprio lar a partir do sistema modular.
“Me tornei referência em construção de contêineres no Brasil, eles são originais, legais, mas nunca fiquei satisfeito. Sempre tive necessidade de ter design, trabalhar com outros materiais, qualidade melhor, acabamentos melhores. Quando eu descobri o modular foi outra mudança. Vi que o mercado inteiro estava carente de soluções industrializadas com pegada de design, desempenho, porém com muito mais previsibilidade, rapidez, performance que é justamente o que conseguimos entregar”, contextualiza Felipe.
A Casa Modular será apresentada pelo arquiteto em evento fechado hoje, quarta-feira, 17 de julho, no Rio Tavares, em Florianópolis.

_________________________________________________________
Sentidos humanos em “Imagenações”

Construído por meio de ficções artístico-narrativas breves e mistas, dentre as quais estão a prosa, o verso, a fotografia, a cianotipia, a ilustração, a colagem e a história em quadrinhos, o livro-objeto “Imagenações” será lançado neste dia 19 de julho em Florianópolis e no dia 26 de julho em Itajaí.
A publicação “Imagenações”, que busca criar espaços de diálogos na exploração “imaginativa” dos seis sentidos: visão, tato, gustação, olfato, audição e intuição, é resultado das interações entre a diretora de fotografia Andréa C. Scansani (Florianópolis/SC), a escritora e roteirista Kristel Kardeal (Itajaí/SC), o escritor Lucas Gabriel Soares (Balneário Camboriú/SC), o escritor Marcio Markendorf (Florianópolis/SC), a ilustradora e quadrinista Milena Fernandes Correia (Natal/RN) e o escritor e ilustrador Nílbio Thé (Fortaleza/CE).
Segundo Marcio Markendorf, o livro é um convite à cocriação do leitor, que pode interagir com a obra a partir de qualquer ordem e fazer a recolha das referências diretas, dos ecos visuais e das rimas semânticas que criam a impressão de que as ficções imaginativas pertencem a um mesmo universo ficcional.
Durante o mês de julho os seis artistas participam de dois eventos de lançamento da obra. Dia 19 de julho, a partir das 19h, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, e na sexta-feira, dia 26, às 19h, na a|Livraria, no BravaMall, em Itajaí. Os dois eventos são com entrada gratuita.
_________________________________________________________
30PRAUM no Stage Music Park

A 30PRAUM, selo formado Matuê, Teto e Wiu, chega à capital catarinense neste sábado, dia 20 de julho. A edição que traz três das maiores referências do trap e do rap no Brasil, conta também com o Drop Floripa, uma feira de streetwear em parceria com o evento, que combina moda, música e esporte, trazendo colecionadores, influenciadores, artistas e DJs. Embora seja sua quarta edição, é a primeira vez que ocorre junto à label 30PRAUM. O evento, ainda contará com uma pista de skate para que todos possam aproveitar muito ao som do trap. Os ingressos estão disponíveis na Ingresse.
_________________________________________________________
Estes são os destaques da semana. Até a próxima!