O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) acaba de abrir uma exposição que mostra ao público parte de seu acervo. Na mostra de longa duração “Territórios [Im]permanentes – Acervo MASC”, o público poderá conferir aproximadamente 60 obras da coleção do Museu. Com curadoria dos servidores Maria Helena Rosa Barbosa e Alvaro Henrique Fieri, a mostra propõe uma reflexão sobre as condições ideais e reais do museu no seu compromisso de expor sua coleção e realizar outras ações para seus diferentes públicos. Atualmente o MASC conta com uma coleção de quase duas mil obras. Assim, o recorte curatorial apresenta parte da coleção do “Núcleo Inicial” em diálogo com algumas “Doações e Aquisições” da produção artística emergente a partir de 2009.
A exposição faz também a inter-relação com a produção artística moderna e contemporânea para além dos territórios institucionalizados e simbólicos da arte: as condições existenciais e de impermanência da vida, as relações de afetividade, as questões socioculturais e ambientais de ordem climática que atingem o museu de arte, tanto no seu espaço físico quanto simbólico, os indivíduos e toda a humanidade no tempo presente e futuro.
A mostra apresenta, entre outros trabalhos que compõem a coleção do Núcleo Inicial, obras de artistas como Djanira, Burle Marx, Iberê Camargo, Emílio Pettoruti, Bruno Giorgi, Jan Zach, Pancetti, Volpi, José Maria Dias da Cruz, Aldemir Martins, Santa Rosa, Noemia Mourão, Lucia Suanê, José Silveira D’Ávila. Das aquisições e doações a partir de 2009, trabalhos dos seguintes artistas: Jayro Schmidt, Ronaldo Linhares, Doraci Girrulat, Carlos Asp, Nara Milioli, Paulo Greuel, Janor Vasconcelos, Diego de Los Campos, Silvana Leal, Clara Fernandes, Yiftah Peled, Guita Soifer, Sergio Adriano H. , Amanda Melo, Noara Quintana, Cildo Meireles, Ernesto Neto, Regina Silveira, Jorge Menna Barreto, Albano Afonso e Sandra Cinto.
A exposição de longa duração poderá ser vista até o dia 19 de abril de 2026, com entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) fica no Centro Integrado de Cultura (CIC).
_________________________________________________________
Concerto de Páscoa com a Camerata Florianópolis

Uma noite de música erudita para celebrar a Páscoa. A Camerata Florianópolis apresenta nesta sexta-feira, dia 18, um concerto especial com uma das obras de Mozart: o Réquiem em Ré menor. O espetáculo acontece às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca. O público poderá apreciar uma das obras mais consagradas do gênero clássico, com a interpretação dos solistas Masami Ganev (soprano), Débora Almeida (contralto), Guilherme Albanaes (tenor) e Javier Venegas (baixo).
Os ingressos estão no fim no site Blueticket.
_________________________________________________________
OSSCA e Banda X juntas em concerto com filosofia
A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) une forças com a Banda X em um único espetáculo: Sinfônica X. Serão 64 músicos sob a regência do maestro José Nilo Valle, acompanhados pela Banda X, um grupo formado por músicos, maestros, poetas, filósofos e professores que levam a música muito além das melodias, convidando-nos a refletir sobre ética, amor e espiritualidade.
O repertório especial, escolhido por professores e alunos das escolas da Filosofia X espalhadas pelo mundo, eia por diferentes estilos: do rock-pop à MPB. A noite terá participações especiais de Mércia Maruk (voz), Márcio Soares (voz), Márcio Pacher (guitarra, “Primavera Nos Dentes”), Richard Bondan (bateria, “Primavera Nos Dentes”) e backing vocals. O espetáculo será neste sábado, dia 19 de abril, às 20h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Os ingressos estão à venda na plataforma Pensanoevento.
_________________________________________________________
“Efêmero + Vertigo” em sessão única

Inspirados no autoconhecimento, os dois curta espetáculos, Efêmero e Vertigo, ambos produzidos pelo Lab Dance Studio, de Florianópolis, serão apresentados juntos numa única e inédita sessão. A apresentação será hoje, quarta-feira, 16 de abril, a partir das 20h no Teatro Ademir Rosa, no CIC. Dirigido e coreografado por Moni Cherem e Duda Borges, o espetáculo fala sobre o vazio de uma sociedade preenchida por recompensas invisíveis e questiona a validez das relações ageiras com tudo que nos cerca.
Em cena, os 10 bailarinos são distribuídos como se estivessem num campo de game, e segundo as diretoras, eles criam personagens moldados por expectativas e imagens do que acham que deveriam ser. Descobrem e usam, a benefício próprio, o poder da visibilidade, expostos assim ao julgamento e a fragilidade do mundo em que estão inseridos, explicam as diretoras. Os ingressos estão à venda no Sympla.
_________________________________________________________
O show de Black Music de Sandra de Sá

Uma das maiores cantoras de black music do Brasil faz 70 anos e chega a Florianópolis. O show será nesta quinta-feira, 17 de abril, véspera de feriado, no Teatro do CIC, às 21h. Dona de uma personalidade marcante e um timbre de voz singular, Sandra Sá interpreta canções que se tornaram verdadeiros hits da nossa música e não só fazem parte da sua identidade como também contam um pouco da realidade vivida, com uma visão alegre e otimista.
No show, toque de todos os ritmos, com MPB, soul, samba e funk. No repertório, a cantora desfila clássicos como “Retratos e Canções”, “Vale Tudo”, “Joga Fora”, “Bye Bye Tristeza” e “Olhos Coloridos”. Os ingressos estão à venda no site da Blueticket.
_________________________________________________________
Cortejo circense e Gala de Rua

Mais de 300 artistas e entusiastas das artes circenses do Brasil e de países vizinhos, estarão reunidos no Campeche, a apartir desta quinta-feira, dia 17, a 20 de abril, para a 6ª edição da Convenção de Malabarismo e Circo de Florianópolis. Além das oficinas e diversas trocas de experiências, os participantes farão duas apresentações abertas ao público e gratuitas. O Cortejo Circense, que sairá da AFESSC a partir das 14h levando música, alegria e malabares para o PACUCA, onde será apresentada a Gala de Rua com os mestres de cerimônia Palhaça NelSom e Cartola, a partir das 16h. Para participar, basta chegar e se divertir com as apresentações.
_________________________________________________________
Revisitando em fotografias a ‘Era de extremos”
Fotógrafos profissionais, amadores e estudantes de jornalismo vão poder concorrer em quatro categorias do Concurso de Fotografia Jacir Zimmer, que está com inscrições abertas até o dia 30 de julho de 2025. São aceitos trabalhos produzidos entre 1º de janeiro de 2024 e o último dia de inscrição. O tema do concurso de fotografias surge da ideia central do conhecido livro do historiador Eric Hobsbawm, que tem o título de “Era dos Extremos: o breve século XX (1914 – 1991). Com essa obra, o historiador criou e popularizou a expressão ‘era dos extremos’ para evidenciar a brutalidade do século XX, marcado por diversas guerras, entre elas a primeira e a segunda guerras mundiais. Por isso também o autor chama o século XX de ‘breve’ e determina que, olhado política e historicamente, o que caracteriza o período que vai da Primeira Guerra Mundial até a dissolução da União Soviética.
O nome do concurso também é uma homenagem. O prêmio se chama Jacir Zimmer para lembrar o diretor da Fetrafi-SC (Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro em Santa Catarina), que morreu em 2021 vítima de Covid-19. Zimmer foi dirigente do Sindicato dos Bancários em diversos períodos, presidente da entidade em dois mandatos, participou do Comando Nacional dos Bancários, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da criação da Fetrafi-SC, onde exerceu a Coordenação na Secretaria Geral até o dia de seu falecimento em 12 de junho de 2021. Regulamento e inscrição: https://www.concursojacirzimmer.art/ .
_________________________________________________________
Festival de corais de ville recebe últimas inscrições

Terminam no domingo, 20 abril, as inscrições para um dos principais encontros de coralistas do Sul do país, o Festival de Corais ville, que chega à 5ª edição no período de 3 a 6 de julho, na Sociedade Harmonia Lyra e em palcos externos. Até domingo, regentes ou coordenadores de grupos interessados podem reservar sua vaga pelo site festivaldecoraisville.com.br .
Em 2023, o festival retornou ao calendário cultural de ville após um período de três anos sem ser realizado. À frente da organização, o Instituto Arte Maior, principal escola de música de ville, e que mantém um conhecido coral infantojuvenil.
A 4ª edição, em 2024, reuniu 20 corais de 11 cidades, com um total de 635 vozes.
_________________________________________________________
Artista visual de Santa Catarina na Milan Design Week
O artista visual e performer catarinense, radicado em São Paulo, Jean Smekatz, foi um dos artistas convidados da Milan Design Week, edição 2025 e apresentou para o público na fachada de uma das primeiras fábricas de cerâmica de Milão a série: “Campo de Cor Azul”, uma imersão poética que une a gestualidade do action painting à contemplação serena do color field, duas vertentes fundamentais do Expressionismo Abstrato. A edificação onde a obra foi disposta ou por um retrofit e hoje abriga estúdios, lofts, ateliers de moda e espaços para eventos.
A semana de Design de Milão, uma das maiores mostras de design internacionais, é composta por dois grandes eventos, o Isalone – Salão do Móvel de Milão, o maior evento do setor moveleiro do mundo, ponto de referência do setor de casa e mobiliário, e o Fuorisalone, que tem múltiplos projetos de cultura e abre as portas de alguns de seus locais históricos para numerosas mostras e exposições que ocorrem paralelamente ao Salão do Móvel. O loft Azul Milano, está situado em Navigli, um dos bairros mais famosos de Milão, conhecidos por seus encantadores canais, repletos de bares, restaurantes, e galerias de arte e avida noturna vibrante, intensas durante a semana de design.

_________________________________________________________
Até a próxima semana e uma FELIZ PÁSCOA!
No instagram: @anselmoprada