Portal Making Of

Cinema experimental revela talentos que chegam ao Festival Inflamável com obras de curta metragem

Começa hoje em Florianópolis  (9 de abril)  a quarta edição do   Festival Inflamável com produções de curta duração. O evento, que será  realizado na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, é hoje o único festival catarinense de cinema com projeção de filmes em Super 8 e em 16mm, com criação de curtas experimentais em tomada única de Super 8.

De forma totalmente gratuita, artistas visuais, cineastas e técnicos audiovisuais foram selecionados para a terceira edição da  oficina de realização de curtas que ocorreu em junho de 2024 nas dependências do Museu de Florianópolis. Os filmes foram realizados entre agosto e dezembro de 2024 e encaminhados para revelação e digitalização. Todos os filmes expostos integrarão as sessões de projeção em Super 8 competitivas durante o evento de exibição, que segue até o dia 12 de abril, sábado.

Para a composição do corpo de jurados foram convidados Guillermo Zabaleta, cineasta e artista audiovisual uruguaio, que tem suas obras no  cinema experimental, as instalações interativas e a liderança do Lab FAC, em Montevidéu. Guillermo apresentará, juntamente com sua colega Doménica Piol, a performance Shangrilá, uma performance de cinema expandido com 3 projetores 16mm.  No  júri ainda estará  o professor  Rafael de Almeida, do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer) da Universidade Estadual de Goiás(UEG). Ele é realizador e pesquisador de cinema e audiovisual, além de curador. Para completar o júri, a  cineasta Rosana Cacciatore, que além do seu trabalho no cinema ficcional e documental integra também o Duo IT de música de improviso, que se apresentará no Festival Inflamável acompanhando a performance Shangrilá.

Buscando alcançar também a participação das crianças, o Festival Inflamável convidou a cineasta uruguaia e integrante do coletivo FAC Doménica Pioli para oferecer uma Oficina de criação em 16mm e revelação botânica para crianças e seus acompanhantes.

Ampliar o olhar e a sensibilização sobre processos de criação fílmica experimentais, com a utilização de plantas, é uma das buscas principais do Duo Strangloscope que também realizará uma oficina de Fitogramas, um tipo de cinema sem câmera com impressão de flores e folhas diretamente sobre película 35mm, aberta a todos os públicos.

Na programação do Festival Inflamável deste ano foi criada uma ação de ibilidade e Integração Sócio-Cultural de surdos, cegos e assistidos pelo CAPS, visando não apenas sua participação como espectadores em sessões especiais de ibilidade, como também criadores de cinema experimental participando ativamente das oficinas de criação de filmes sem câmera em 16mm que serão exibidos na Sala de Cinema Gilberto Gerlach e integrando a programação do festival. Esta é uma busca por uma integração efetiva desse público que busca ampliar a participação democrática de todos.

O Duo Strangloscope, composto pelos cineastas radicados em Florianópolis Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, assinam o projeto artístico e curadoria do Festival Inflamável. A cineasta Maria Emília Azevedo faz a direção executiva numa produção da Dois Plátanos e co-produção da Câmera Olho Filmes.

O acervo de curtas da oficina do Festival Inflamável hoje supera a produção de mais de 80 filmes realizados e todos podem ser ados digitalmente no site www.inflamavel.art.br . Todas as sessões, oficinas e eventos da programação do Festival Inflamável são gratuitos. A programação completa do festival 2025 está em www.inflamavel.art.br .

Oficina de Fitogramas Duo Strangloscope

_________________________________________________________

“Dois de Nós” terá temporada em Florianópolis

Foto: Renata Casagrande

Um dos maiores sucessos teatrais da temporada, a peça “Dois de Nós” chega agora aos teatros do Sul do país e pela primeira vez reúne no palco um dos casais mais icônicos da televisão e do cinema brasileiros, Antonio Fagundes e Christiane Torloni, ao lado dos atores Thiago Fragoso e Alexandra Martins, sob direção de José Possi Neto e texto inédito de Gustavo Pinheiro.  Em Florianópolis, a temporada terá apenas três sessões, nos dias 16,17 e 18 de maio, no Teatro Ademir Rosa( CIC), sexta e sábado às 21h e domingo às 19h.

Na comédia “Dois de Nós”, dois casais de gerações diferentes, se encontram num quarto de hotel. Segredos e mentiras começam a ser revelados trazendo à tona um divertido turbilhão de sentimentos, com muita emoção e desafios, que mudarão a vida deles para sempre. “A peça propõe um jogo muito prazeroso e divertido para os atores e mais ainda para a plateia”, afirma Antonio Fagundes.

“Estar com o meu querido Antonio Fagundes em ‘Dois de Nós’ é uma celebração. Dessa vez pelos palcos, nossa casa, compartilhando emoções com novos companheiros como Alexandra e Thiago e… mais um reencontro com meu delicioso e rigoroso diretor, amigo, irmão, José Possi. Evoé!”, celebra Christiane Torloni. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira, 10 de abril, na plataforma  diskingressos.com.br .

_________________________________________________________

Villa-Lobos nas escolas da Grande Florianópolis

Foto: Sabrina Stahelin

O octeto de cordas da Camerata Florianópolis começou esta semana uma série de apresentações do concerto “Villa-Lobos para Crianças” em escolas públicas da Grande Florianópolis. A iniciativa, que visa democratizar o o à música erudita e apresentar o universo de Villa-Lobos ao público infantil, ará por quatro instituições de ensino: três em Florianópolis e uma em São José.

O projeto  já ou pela Escola  Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos,  na Armação  e  na Escola Professora Palmira Lima Mambrini, em São José. Hoje,  quarta-feira, 9 de abril, será a vez da Escola Getúlio Vargas, no saco dos Limões, às 16 h, e encerra nesta quinta na Escola de Muquém, no Rio Vermelho, às 10h30.

Os concertos  contam com a narração e o canto de Caroline Quadros, coordenadora pedagógica e professora do Projeto Educando com Música, também da Camerata Florianópolis. O repertório inclui uma seleção de canções infantis do álbum de Villa-Lobos, um dos maiores compositores da música clássica brasileira.

Segundo o maestro e fundador da Camerata, Jeferson Della Rocca, o projeto “Villa-Lobos para Crianças” é fundamental para a formação do público do futuro. “Dar a oportunidade para as crianças conhecerem a música erudita, ter o a uma música bem elaborada, serve como referência e ajuda na formação do gosto musical que está sendo formado”, explica o maestro.

_________________________________________________________

“Play na Luz”

Segóvia, Espanha

O artista visual e jornalista Juliano Zanotelli apresenta, depois de 11 anos, uma exposição inédita no Luz Instalação Bar, em Florianópolis.  A abertura da mostra “Play na Luz”, será  hoje, quarta-feira, 9 de abril, a partir das 19h.

Premiado no III SNAP – Salão de Novos Artistas em Chapecó, em 2008 e classificado em segundo lugar na primeira edição do Prêmio Aliança sa de Arte Contemporânea, em 2014, em Florianópolis, Juliano, já realizou exposições em Florianópolis, Chapecó, Jaraguá do Sul, Blumenau, ville, Rio de Janeiro, entre outras cidades. Destaque para a coletiva “Um Espelho no Acervo”, com curadoria de Fernando Lindote, a mostra reuniu 10 artistas catarinenses no Museu de Artes de Santa Catarina (MASC), em 2009.

A curadoria da nova exposição é de Maristela Müller, artista e sócia do bar na Capital de SC, junto do artista Rodrigo Lével. “Queria ter feito essa exposição em 2024, mas, não rolou. E durante um papo com a Mari e o Lével no começo do ano surgiu o convite. Confesso que na hora fiquei pensativo, mas a provocação feita por eles, que são dois artistas que iro muito, fez com que lado artista visual voltasse à tona, e cá estou”, destaca Juliano.

A mostra faz uma brincadeira com a palavra Play, do inglês jogar, e com o Play de Playmobil, boneco usado pelo artista desde 2007, na criação das obras. “Esse boneco marcou a minha e a infância de muita gente. Quando decidi entrar no mundo das artes, lembro que a Fabiana Wielewicki e o Fernando Lindote foram os primeiros a conhecer de perto as minhas fotografias. Sem dúvidas, muito do que apresentei nesses quase 20 anos, tem inspiração e orientação deles”, compartilha o artista.

Playmobil Astronauta

_________________________________________________________

“Territórios Movediços”

Fotografias, instalações, vídeo e xerografias integram a mostra “Territórios Movediços” da artista Julie Silva, que abre a partir desta quinta-feira, 10 de abril, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A exposição inédita, que vem sendo produzida desde 2022, tem curadoria de Juliana Crispe e vai ocupar o Espaço Paulo Gaiad.

Segundo a artista, a exposição fala sobre a relação entre o corpo e o território, e como pensar essa fronteira entre um e outro. “Pensar o corpo como um território, as paisagens como corpos e as modificações causadas entre eles é o que a exposição tenta despertar”, destaca.

“Territórios Movediços” é composta por oito obras, sendo duas instalações, uma instalação fotográfica em tecido, dois polípticos em xerografia, três fotografias e um vídeo. “As obras mostram desde o continente latino-americano, que vejo como um território político com processos históricos e sociais que me atravessam; o Brasil, adentrando o continente, em uma localidade mais próxima; o meio ambiente do meu cotidiano e proximidades de onde eu vivo; e por fim meu próprio espaço-corpo. Com isso acho importante destacar essa relação entre indivíduo e coletivo presente no projeto”, explica Julie.

_________________________________________________________

Samba Jurerê com dez horas de festa 

Foto: Caio Graça

Samba e pagode são os  ritmos do “Samba Jurerê” neste sábado, 12 de abril, em Florianópolis. O evento será no Stage Music Park com uma edição especial com 10 horas  de festa. No Palco Stage, grandes nomes do cenário nacional comandam o som, enquanto o Palco Floripa recebe os talentos locais que representam a cena da cidade.

No Palco Stage, o pagode será com Doce Encontro, grupo por trás de sucessos como “Alucinado”, “Brisa da Varanda” e “Sem Razão”. Tiee traz seu repertório cheio de identidade, com composições que já foram gravadas por Arlindo Cruz, Péricles e Thiaguinho. Bruno Diegues revive os clássicos que marcaram os anos 2000, enquanto Thiago Soares, um dos talentos da nova geração, completa a festa.

Já no Palco Floripa, a vibração fica por conta dos talentos locais: Grupo Por Acaso, Grupo Tentação, Destak do Samba e Pagode BTK. Reunindo composições próprias e sucessos de todas as gerações de um dos ritmos mais brasileiros que existem. A abertura da casa será às 20h e os ingressos estão disponíveis no site da Blueticket ou na bilheteria do Stage Music Park.

_________________________________________________________

Atração surpresa no ARVO Festival 

Foto: Divulgação

Marina Sena é a atração que faltava para completar o line-up dos palcos principais do festival  ARVO, nos dias 1º e 3 de maio. O evento traz a cantora para apresentar, na noite de encerramento, seu recém-lançado álbum “Coisas Naturais”. Lançado em 31 de março, é o terceiro álbum de estúdio de Marina Sena. O trabalho, com 13 faixas, que inclui os singles “Numa Ilha” e “Ouro de Tolo”, apresenta uma mistura de MPB, bossa nova, reggae e reggaeton.

No  festival, Marina dividirá o palco com artistas como Liniker, Alcione, Zeca Pagodinho e Mano Brown, além de revelações da música nacional como Os Garotin, BK’, Yago Oproprio e Juliana D os. Nesta nona edição, o ARVO traz ainda mais novidades, como o Beco do Samba, um palco exclusivo para as rodas de samba mais tradicionais de Florianópolis. Com uma programação que mistura o samba a organização do evento reforça seu compromisso com a diversidade cultural e musical.  A Discoteca ARVO vai reunir DJs com destaque no mundo da música eletrônica internacional, como DJ Marky, Nepal e Tahira.

Os ingressos estão à venda na plataforma Shotgun. O festival será realizado no Kartódromo Sapiens,  em Canasvieiras e mais   informações sobre a programação, transfer, horários e demais serviços podem ser encontradas no perfil do festival no Instagram: @arvofestival .

_________________________________________________________

Tramas e história  na arte têxtil

Criada pela pela artista Luciane Sell da Silva, será aberta neste sábado, 12 de abril, sábado,  no Instituto Internacional de Juarez Machado, em ville, a exposição “Dona Verônica em Tramas”. A exposição foi produzida com todo o material  utilizado  nas tramas têxteis da artesã Verônica Maria Welter Machado Pereira, a Dona Verônica, uma senhora cheia de talentos  que deixou muitos ensinamentos.

Entre o tempo dedicado aos  filhos, a colheita de hortaliças e a oração do terço, Dona Verônica dedicou sua vida também aos bordados, tricô e outras criações manuais. A produção têxtil apresentada na exposição descreve a trajetória da artesã através  de uma grande variedade de peças, como cintos, vestidos, cachecóis, saias  e até  tricôs inacabados.  A exposição abre às 10h e a entrada é gratuita.

_________________________________________________________

Por hoje é isso, obrigado pela leitura e até a próxima semana.

No instagram: @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: