A maior manifestação religiosa de Santa Catarina e uma das mais importantes do país vai tomar conta das ruas do centro de Florianópolis no próximo final de semana para celebrar 259 anos de existência. Mais do que uma celebração de fé, a procissão de Nosso Senhor dos os é Patrimônio Cultural Imaterial, de acordo com o decreto do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tradicionalmente realizada 15 dias antes da Páscoa, a celebração mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas da área central da cidade, em uma grande manifestação da fé católica e de preservação da cultura local e regional.
A procissão Senhor dos os está entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE). Este ano a procissão acontece no sábado, dia 5, e domingo, dia 06 de abril, no período da tarde.
No sábado, o cortejo sai da Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade, descendo a rua Menina Deus, atravessa parte da região central da cidade até chegar na Catedral Metropolitana. No domingo a tarde as imagens saem da Catedral, o Senhor dos os percorre a rua Tenente Silveira, rua Deodoro, ando pelo Largo da Alfândega, sobe a Praça XV de Novembro até chegar na Catedral Metropolitana, onde acontece o Sermão do Encontro, quando mãe, Nossa Senhora das Dores,e o filho se encontram na praça em frente à igreja. Na sequência, seguem juntos para retornar para a Capela Menino Deus do Hospital de Caridade.
A cada ano a ala jovem vem se tornando um importante elo para a manutenção da tradição e história. Este ano a Irmandade espera contar com um número ainda mais expressivo de jovens, engajados não apenas no momento da Procissão, mas integrados com a comunidade.
Outro ponto que a Irmandade Senhor dos os vem buscando resgatar é a participação das mulheres junto ao cortejo, formando um cordão de proteção ao Santo. “Historicamente tínhamos uma maciça participação das mulheres junto ao cortejo, com o simbolismo de proteger as imagens. Ao longo dos anos, essa tradição foi ficando majoritariamente masculina e queremos que este ano seja um marco para que possamos voltar a ver nossas irmãs na rua”, explica Rita Peruchi, coordenadora geral da Procissão Nosso Senhor do os.
_________________________________________________________
Ameaça à liberdade de expressão em cinema de Florianópolis

Conforme registrou ontem (terça, dia 01 de abril), o Portal Making Of, o Paradigma Cine e Arte cancelou o debate que seria realizado hoje após a exibição do documentário “Sem Chão”, ganhador do Oscar de 2025, que retrata as questões que afligem na constante luta entre Israel e Palestina. Segundo a direção do Paradigma, o clima esquentou nos bastidores mesmo antes do debate com inúmeras manifestações de intolerância e ódio. Não há informações sobre o teor das manifestações, mas para evitar problemas com a segurança dos debatedores e do público, a direção do cinema entendeu ser o cancelamento a decisão mais acertada.
De acordo com o Paradigma, mesmo com o cancelamento, não é possível aceitar nenhuma forma de intolerância e preconceito e que o espaço do cinema tem compromisso maior com a arte cinematográfica e a democracia. Mesmo com a polêmica, o Paradigma Cine e Arte manteve para hoje (2 de abril, quarta-feira), a sessão do filme “Sem Chão”, às 19 horas, por considerar um direito do público ter o a esta importante obra da produção audiovisual internacional. Quem comprou ingresso para o debate pode pedir o reembolso.
O caso do debate no cinema é só mais um dentro da irracionalidade que tomou conta do mundo, que preocupa, sendo longe ou perto da gente. A disseminação de ódio e práticas preconceituosas, sim práticas, porque já estão virando padrão, assusta e nos coloca como reféns de todo tipo de intolerância. A cada dia um ato de ódio sai do universo digital, principalmente as redes sociais, e se apresenta na vida real, criando um clima de absoluta desconfiança e insegurança sobre as nossas vidas e relacionamentos diante das radicalizações.
_________________________________________________________
Campanha para a Páscoa no Morro da Caixa

Para levar alegria e afeto a 200 crianças da comunidade do Morro da Caixa, em Florianópolis, a campanha de Páscoa do Cidades Invisíveis está arrecadando caixas de bombons e doações em dinheiro. A ação faz parte de uma festa especial no dia 12 de abril, sábado, na sede da FUCAS (Fundação Cultural de Assistência Social), com distribuição dos presentes, brincadeiras, lanches e muita diversão às crianças da comunidade.
A meta é arrecadar 200 caixas de chocolate ou R$ 20 por criança para garantir a festa. Além disso, a equipe também pretende alugar brinquedos infláveis e oferecer cachorro-quente e lanches, transformando a entrega em um momento inesquecível. Empresas podem doar caixas de bombom ou contribuir via PIX ([email protected]), e a equipe se disponibiliza para buscar as doações no local, enquanto pessoas físicas podem entregar os chocolates na Rua Conselheiro Mafra, 758 – 7º andar, ou fazer um PIX para a mesma chave. “Toda ajuda conta para construir uma Páscoa mais solidária, mais justa e mais feliz para as crianças da comunidade”, afirma Samuel dos Santos, idealizador do Cidades Invisíveis.
_________________________________________________________
Conversa no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Hoje é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). Para promover uma reflexão sobre um tema essencial, o MULTI Open Shopping, localizado no Rio Tavares, em Florianópolis, promove uma Roda de Conversa sobre o assunto e recebe na mesma data a exposição “Elo Espontâneo”, do artista Ricardo Wittmann.
Participam da Roda de Conversa sobre Autismo três profissionais especializadas no espectro autista. A fonoaudióloga e psicopedagoga Caroline Carminatti, que vai falar sobre “Linguagem e Comunicação Multimodal no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, a psicóloga Francielli Sarmento falará sobre “Orientação parental – Abordagem sobre os desafios e estratégias para famílias atípicas no cotidiano” e a advogada Nívea Silveira vai destacar o “Direito dos PCDs e Autistas”.
O artista Ricardo Wittmann, que é pai de uma criança autista, também participa do encontro. Ele apresenta a exposição “Elo Espontâneo”, no hall do open shopping.
“A exposição explora o conceito do elo espontâneo, que representa a conexão natural e profunda entre o autismo, a paternidade e a arte. As obras traduzem sentimentos de amor, inclusão e singularidade, criando um diálogo visual entre o público e a vivência do espectro autista”, explica o artista.

_________________________________________________________
Exposição VERAS Design

O Centro Cultural Veras, espaço múltiplo que conjuga arte contemporânea e outras linguagens como yoga e agricultura familiar, em Florianópolis, terá três andares ocupados pela exposição VERAS Design, que traz a produção de 27 estúdios de design, principalmente residentes ou com origem em Santa Catarina. A abertura acontece neste dia 3 de abril, quinta-feira, às 19h, na sede da instituição, no bairro Córrego Grande.
Entre a seleção realizada pela curadoria, tem estúdio de Chapecó com a presença de Ibanez Razzera e a poltrona Farm vencedora do The Best In Show no ICF de NOVA YORK (2022); Criciúma com o estúdio Biologique, mesmo nome do filtro, que ganhou um dos principais prêmios mundiais de design, o IF Design Award (2024); Ana Gern de ville com o vaso Afago produzido de forma artesanal junto a comunidades de crocheteiras; de Itajaí os designers Jeferson Branco (Forbes Under 30), Estúdio Prosa, T44 Studio, Luiza Caldari e Giácomo Tomazzi, este último residente em São Paulo. O nome internacional de Jader Almeida também apoia o VERAS Design na produção do mobiliário expositivo que tem projeto da arquiteta Thaisa Kleinübing.
As cadeiras W e Lua, desenhadas pelo arquiteto Jaime Lerner, ambientam o térreo e foram gentilmente cedidas pela BS Studio que representa o estúdio Jaime Lerner Design, de Curitiba. Já as Barrigudas, de autoria de Célio Teodorico, foram doadas ao Centro Cultural Veras e compõem o mesmo ambiente.
VERAS Design propõe uma pesquisa permanente da produção catarinense para apresentar um panorama do setor e mostrar a produção dos designers.

_________________________________________________________
Show e campanha em favor da música catarinense

A cantora e compositora Amanda Linhares, acompanhada do guitarrista e contrabaixista Vitor Busarello, lança sua nova música de trabalho: “Acaso”. Um show musical, dinâmico, intimista e autêntico, criando um ambiente acolhedor e expressivo.
O show marca também, em primeira mão o lançamento do videoclipe gravado na cidade de ville, cidade natal de Amanda, e também será lançado um financiamento coletivo pela plataforma: “Benfeitoria”, com o objetivo de arrecadar fundos para a gravação do primeiro álbum da artista, com previsão de lançamento ainda para este ano. As pessoas que contribuírem pela plataforma, irão receber recompensas especiais. Cada oportunidade é vista como essencial pela artista, para dar vida ao projeto e torná-lo ível ao público. O conceito está sendo cuidadosamente trabalhado para trazer uma experiência sonora única, refletindo a força da mulher e a riqueza da música brasileira.
O primeiro álbum de Amanda Linhares, terá até doze faixas, incluindo interlúdios criados com áudios, vocalizes e poesias. Ele está sendo produzido pelo Busa Estúdio, um novo lançamento no mercado de ville (SC), com direção musical ainda em processo de estudo. O projeto contará com participações nacionais e internacionais, explorando uma fusão rica entre diferentes idiomas e sonoridades. Mais do que um álbum, será uma imersão audiovisual que une múltiplos instrumentistas em uma experiência inovadora. Amanda Linhares está profundamente envolvida nessa produção, trazendo sua identidade e criatividade para cada detalhe.
Show e lançamento do videoclipe será neste sábado, dia 5 de abril, a partir das 19h30, no eio Sapiens, no Norte da Ilha.
Para garantir seu ingresso solidário e o link
_________________________________________________________
Empresário catarinense recebe prêmio mundial no turismo

O empresário catarinense Cícero Fiedler, empreendedor com 16 anos de atuação no setor de turismo, foi premiado com o IAAPA Brass Ring Inspiration Award, um dos mais importantes reconhecimentos da indústria global de atrações, concedido pela IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions).
A premiação destaca sua trajetória inspiradora e contribuições inovadoras para o turismo e entretenimento
na América Latina. Fundador da Interparques Holding, empresa responsável por grandes projetos icônicos
e de alto impacto no turismo como a FG Big Wheel, em Balneário Camboriú (SC), o Alles Park, em Pomerode (SC), a Roda Rico São Paulo, maior roda-gigante da América Latina, a Roda Canela, na Serra Gaúcha, e da Roda Maceió no Estado do Alagoas, atualmente em fase de implantação. Cícero também é cofundador do Museu de Cera Dreamland, em Gramado (RS), e suas filiais. Esses projetos refletem sua visão de transformar destinos turísticos com atrações inovadoras e experiências memoráveis.
O IAAPA Brass Ring Inspiration Award celebra líderes que inspiram a indústria com criatividade, excelência e impacto duradouro. “Receber esse prêmio na categoria Inspiração, é uma honra e um reconhecimento da difícil tarefa de tentar identificar oportunidades, deficiências e tendências, e que é executado por um trabalho árduo de toda uma equipe que me acompanha nessa jornada, e que principalmente confia e acredita nas ideias. Nosso objetivo sempre foi oferecer experiências únicas que encantem e aproximem as pessoas”, afirma Cícero. A cerimônia de premiação acontecerá em abril na Alemanha, durante a celebração dos
60 anos do Europa Park, um dos parques mais icônicos do mundo.
_________________________________________________________
Festa do Búfalo da Neve

O nome é diferente e ao que tudo indica a festa será inusitada. No próximo sábado, 5 de abril, acontece a 1ª Festa internacional Búfalo da Neve, no Caminho das Nuvens, em Bom Retiro. É neste cenário de montanha que acontece o evento que vai mostrar tudo sobre a criação de búfalos. Mas à parte, tem também palco com música de vários estilos. Começa com Felipe Silveira, a partir das 13h30, com som nativista. Em seguida é a vez do clássico rock’n’roll nacional e internacional com a banda Madeira de Lei e na sequência a banda Faixa 5 com mistura de rock & reggae, num espetáculo que já é sucesso no litoral e agora sobe a serra. Depois do pôr-do-sol é Gazu, integrante da icônica Dazaranha. Mais informações e ingressos no site e bufalodaneve.com.br .
_________________________________________________________
Até a próxima.
No instagram: @anselmoprada