A 5ª edição do Festival Viva o Norte da Ilha, idealizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), está com uma programação completa e imperdível que vai até dia 1º de dezembro de 2024. O evento marca o início da temporada de verão e tem movimentado o Norte da Ilha com atividades para todos os gostos, desde palestras inspiradoras até celebrações natalinas.
Concurso gastronômico
O Festival conta também com o 2º Concurso Gastronômico Viva o Norte da Ilha, reunindo bares, restaurantes, sorveterias e outros estabelecimentos da região. Com pratos que valorizam a gastronomia local, os participantes concorrem a prêmios simbólicos e certificados de reconhecimento.
Negócios e programação natalina
Para fomentar o networking e fortalecer o comércio local, o Festival promove o Encontro de Negócios no dia 27 de novembro, às 19h, no Sapiens Parque. Esse encontro busca impulsionar parcerias estratégicas entre os empreendedores da região, conectando diversos setores e ampliando as oportunidades.
O evento se encerra com um toque natalino especial no dia 1º de dezembro, na Concha Acústica do Jurerê Open Shopping. Corais infantis, danças teatrais e outras atrações culturais prometem encantar o público, celebrando o espírito do Natal e a chegada do verão.
*****
*****
Debutantes
Tradição, encanto e muito brilho marcaram o Baile Branco, o tradicional baile de debutantes de Urubici! A festa celebrou 14 jovens que debutaram com toda a pompa, incluindo participantes de Florianópolis e São Joaquim. Na foto, a jornalista Dani Lottermann ao lado da madrinha da noite, Renata Souza, que abrilhantou ainda mais o evento.
*****
*****
The House de Natal
Chegando à 14ª edição, o The House, primeiro coletivo de marcas de Santa Catarina, anuncia as datas para o encontro deste fim de ano. Nos dias 12 e 13 de dezembro, o LK Design Hotel será o palco do evento que reúne moda, networking e experiências. O The House de Natal traz um mix de produtos e serviços de marcas cuidadosamente selecionadas pelas sócias Carol Lobato, Luiza Freiesleben e Renata Costa, chancelando o título de referência em moda, estilo e tendências na capital.
Nestes sete anos de história, o The House coleciona números que chamam atenção. A cada edição atende um público de mais de 1,5 mil pessoas e contabiliza em média R$ 400 mil reais em vendas. Neste fim de ano estão confirmadas mais de 20 marcas renomadas.
*****
*****
Corais no Palácio Cruz e Sousa
Um dos pontos mais importantes e históricos da Capital, o Palácio Cruz e Sousa, será o cenário para as apresentações de dois corais, com efeitos de luzes e muito brilho, nos dias 28 de novembro e 05 de dezembro. Os concertos começam às 20 horas e com o gratuito ao público.
No dia 28 deste mês, a apresentação será do Coral Canto Novo, do IESC (Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina). O coral foi fundado em 2023 e conta atualmente com 80 adolescentes internos do IESC, que fica localizado em Araquari, no Norte de Santa Catarina.
Já no dia 05 de dezembro, será a vez do Coral Cantos de Floripa. Fundado em agosto de 1996, denominou-se Associação Coral Hospital Florianópolis, tornando-se uma atração cultural dentro e fora do hospital. Iniciou suas atividades com apresentações para os pacientes de hospitais, mas logo chegou em creches e asilos levando conforto e alegria a todos em diferentes espaços. O trabalho do coral é dedicado a ampliar a agenda cultural e contribuir para o desenvolvimento da música e a formação de coralistas.
*****
*****
Celebrando a “irmandade atlântica”
Em 34 textos, Lélia Pereira Nunes refaz um longo percurso, da infância na sua Tubarão idealizada, ando pela nova morada, na Ilha de Santa Catarina, até a descoberta do mundo além-mar, no Arquipélago dos Açores – quase que um caminho de volta para a casa que ficou para trás, distante no tempo. Como escreve no prefácio do livro o diretor regional das Comunidades do Governo dos Açores, José Andrade, a sua trilha pessoal “sintetiza e simboliza a nossa sina coletiva”.
Este livro, para ele, “é a certidão de nascimento, na décima ilha, e o aporte vitalício, nas outras nove, agora que a Região Autónoma dos Açores lhe distinguiu, merecidamente, com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento”.
Responsável pelo texto de apresentação da obra, o presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, observa que a autora deixa transbordar o seu “espírito de mulher sensível, tocada pelas sensações que a palavra, com todas as suas limitações, pode proporcionar”. Petrelli destaca as falas da mãe, de grande saber, as referências à avó a um só tempo frágil e guerreira, os amigos da grande “irmandade atlântica” e confrades escritores que deixaram um legado imensurável para os catarinenses, para o país e para a humanidade. “Afeto, abraço, acolhimento, saudade, memória são termos que se multiplicam nos textos deste Casa do Tempo, tendo como objeto tanto pessoas íntimas como lugares próximos e distantes, homens e mulheres de letras ou do campo das artes que Lélia conheceu de vista ou de leituras”.
*****
*****
Desconto solidário
Uma parceria entre o Lira Tênis Clube e a Pittol Calçados vai beneficiar dezenas de idosos carentes no Natal. Isso porque dentro das atividades do Natal Solidário do Lira Tênis Clube, que todos os anos reúne idosos carentes para um dia inteiro de muitas atividades e diversão nas dependências do clube, está a chegada do Papai Noel com presentes para os participantes.
Neste ano, a organização do Natal Solidário, que acontecerá dia 16 de dezembro, optou por dar pares de sapatos, de acordo com o pedido de cada idoso das instituições convidadas: Lar dos Velhinhos de Zulma, Seove e Serte. Para atender os mais de 50 convidados da festa, estão recebendo doações em dinheiro para a compra dos calçados que serão comprados na Pittol Calçados com desconto significativo, e entregues embrulhados e identificados.
Quem quiser fazer doações, pode entrar em contato com a secretaria do Lira no telefone (48) 3225-3500.
*****