Portal Making Of

CERVEJA NA MISSA

CERVEJA NA MISSA
Foto: reprodução/NBC

Entre uma oração e outra, um gole de cerveja. O que pode ser visto como uma heresia por muitos, parece ter se tornado um diferencial para uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos.

A Igreja da Comunidade do Propósito Maior (The Greater Purpose Community Church) foi fundada há cinco anos e há alguns meses funciona de maneira improvisada em um espaço gastronômico da pequena cidade de Santa Cruz, na região de Sacramento.

Durante as celebrações o consumo de cerveja é permitido.

“Não há nada na Bíblia que diga que você não pode beber álcool de maneira responsável”, diz o pastor Chris Van Hall em entrevista para a rede NBC.

E complementa: “uma cerveja ou duas, podem até melhorar o sermão”.

A antiga sede da igreja foi vendida e com o dinheiro a congregação está reformando um prédio que vai abrigar o novo templo e uma cervejaria.

O brewpub deve produzir a bebida a ser consumida por fiéis e público em geral, antes, durante e depois dos cultos. A intenção da congregação é reverter de 30 a 60% dos lucros para programas de caridade.

Aos moradores que não gostaram da ideia, Van Hall tem lembrado que cerveja e religião tem uma ligação muito próxima a séculos:

  • Na idade média monges produziam cervejas em mosteiros europeus;
  • Até o Concílio II (em 1962) os padres costumavam abençoar barris de cerveja durante as missas; e
  • Algumas das melhores cervejas do planeta – as trapistas – são produzidas em monastérios belgas. São marcas como Orval, Le Trappe, e Chimay.

____________________

 

É GOSTOSO PORQUE VENDE MAIS? OU VENDE MAIS PORQUE É GOSTOSO? 


Fotos: Divulgação

Difícil responder a pergunta do título. O fato é que o desempenho dos últimos cinco anos garantiu a Bayley’s o título de Liquers Brand Champion 2018. O instituto que audita os dados das principais marcas de bebidas do segmento constatou que as vendas em 2017 aumentaram 7,8% em relação ao ano anterior. Em unidades a Diageo vendeu 6,9 milhões de caixas do licor irlandês, algo em torno de 62 milhões e 100 mil litros da bebida. É quase o dobro do segundo colocado (Malibu) e mais que o triplo que o terceiro colocado (De Kuyper).

O crescimento nas vendas foi atribuído a um esforço de marketing que procurou reposicionar o produto e colocá-lo como um “momento para adultos”, diz diretor mundial da marca, Graine Wafer.

A Amarula, muito consumida no Brasil aparece no quadro abaixo porque retomou uma pequena fatia do mercado no ano ado, depois de quatro anos estagnada. Mas o licor de maruleira é o nono no ranking dos mais vendidos.

___________________

 

 

ARRIBA 


Foto: divulgação

Apesar do aumento das barreiras norte-americanas, destilarias mexicanas estão comemorando o bom desempenho da venda de tequila. O consumo no mercado interno aumentou 15,7% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano ado. O Iscam, instituto que analisa dados de consumo, calcula que a tequila responde por 27% do mercado total de bebidas alcoólicas no país.

Ainda sobre tequila a Azuñia (foto), uma das poucas marcas orgânicas e com cultivo sustentável, começou uma campanha ambiental interessante. O movimento No Plastic Straws 365, convida o consumidor a abandonar o canudo plástico e compartilhar a iniciativa nas redes sociais. O cálculo é que 500 milhões de canudos são usados diariamente só nos Estados Unidos. E pelo menos 100 mil peixes, tartarugas e outros animais marinhos morrem por ano, por conta do consumo de resíduos de plástico.

____________________________

 

AND THE OSCAR GOES TO…

Seis vinhos de Santa Catarina ficaram na lista dos 12 melhores do país. A escolha foi no fim de semana na ViniBraExpo. O evento foi realizado no Rio de Janeiro e é considerado um dos mais importantes do país neste segmento. Quarenta especialistas de seis países participaram de degustações às cegas e avaliaram mais de 500 rótulos. A coluna mergulhou na lista dos premiados e pinçou os vinhos e espumantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reconhecidos no evento:

No balanço final do ViniBraExpo – considerando os mais de 500 exemplares avaliados – os especialistas escolheram os três melhores rótulos do ano. E tem catarinense na lista:

– Espumante: Aurora Pinto Bandeira Extra Brut NV (RS)

– Branco: Guaspari Chardonnay Vista do Lago 2015 (SP)

– Tinto: Suzin Cabernet Sauvignon 2012 (SC)

___________________________

 

SHOT

Cervejaria Blumenau suspendeu o 2º BBQ Beer Blumenau, que seria realizado neste sábado (11) na fábrica, em Blumenau. O evento foi transferido para 22 de setembro, data de fundação da empresa. Enquanto isso a Eisenbahn começou gravar nesta terça (07) a nova edição do reality Mestre Cervejeiro. Programa migrou do TNT para o Multishow. Estreia é no dia 26 de agosto.

Fabricante de refrigerantes Fruki, do Rio Grande do Sul, entra oficialmente neste sábado (11) no mercado de cervejas. São inicialmente cinco rótulos: IPA, blond ale, witbier, weiss e lager. O lote inicial está sendo produzido em uma cervejaria parceira em Campo Bom (RS), mas a intenção é construir uma cervejaria própria em Lajeado (RS) até 2020.

Vinícolas sas estão preocupadas com a falta de mão de obra para a colheita da safra deste ano – tradicionalmente feita por jovens universitários. A Associação Nacional de Emprego e Formação na Agricultura (Anefa) explica que muitos estudantes deixaram de se candidatar ao trabalho temporário por conta de uma mudança no calendário escolar. A vindima começa tradicionalmente em setembro, período de férias de verão. Mas depois de algumas reformas no calendário escolar, faculdades decidiram antecipar o reinício das aulas para o mesmo período.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CHOCOLATE DE CERVEJA

Empurrados pelo bom momento do mercado cervejeiro empresas estão criando uma série de produtos inspirados na bebida.

BEBIDA E DIREÇÃO

Bebeu? Vai dirigir? A combinação é perigosa, como todo mundo sabe.

Tiros no bar

Se você viu muito filme de cowboy na infância, deve gostar da novidade apresentada por um bar londrino.

MUSEU CERVEJEIRO

Cervejarias – especialmente as artesanais – sempre reforçaram o conceito de que fabricam a bebida de maneira mais natural, menos industrializada

Cerveja quente

O motivo é a falta de garrafas para atender uma demanda acima da média

VINHO NAS ALTURAS

Uma vinícola catarinense deve ser a primeira do Sul do país a fazer eios de balão sobre os parrerais.

RARO E MUITO CARO

Uma degustação que é o sonho de consumo dos apreciadores de whisky.

Super

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho esta empreendendo no ramo de bebidas. E acaba de lançar uma cachaça super , batizada de R10 (foto). Produzida pelo Engenho

Parceria pra que te quero

As collabs, parcerias pontuais entre marcas para o lançamento de determinado produto, estão na moda – inclusive na indústria de bebidas. A coluna já mostrou

Osama + Putin + Kim Jong-un = Cerveja

Uma microcervejaria de Lincolnshire, na Inglaterra, tem chamado atenção da imprensa e repercutido nas redes sociais pela criatividade ao nomear suas cervejas. A Pale Ale

JARDIM DA CERVEJA – E SEM CERVEJA

Munique, berço da Oktoberfest, ganhou na quinta-feira ada (18/07) o primeiro biergarten que não vende bebidas alcoólicas. No Die Null os clientes podem comprar refrigerantes,

Não aguenta? Bebe leite.

Um inglês está utilizando uma matéria prima inusitada para fabricação de vodka: leite. A Black Cow é criação do fazendeiro Jason Barber, que mora em

Janelinhas etílicas

A tradição surgiu na Itália. Na idade média, em função da peste bubônica, comerciantes fecharam suas tabernas e aram a vender vinho por pequenas janelas,

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100