Portal Making Of

Celebrando 70 anos com desafio de 70 km em 7 dias

Olha que história inspiradora. Ao completar sete décadas de vida, a catarinense Maria Zilene Cardoso lança o desafio “70 anos: 70 km em 7 dias”. E convida todos a participarem entre 14 e 21 de maio, com saída às 06h, na Beira-Mar Continental. Já são mais de 50 atletas e participantes confirmados para acompanhá-la diariamente.

“O projeto representa não apenas um feito físico, mas um manifesto pessoal sobre envelhecimento ativo, conexão entre corpo e mente e superação de limites”, conta Zilene, que faz aniversário dia 24 de maio.

A proposta pode até parecer simples: 10 km por dia. Mas quem já enfrentou uma rotina assim, sabe que a exaustão é uma companheira inseparável. “É quando a mente precisa ser mais forte”, diz ela, com o brilho de quem já encarou travessias bem desafiadoras.

Antes dos 55 anos, Zilene nunca havia praticado esportes. Foi professora de manhã, tarde e noite até a década de 90.

Depois, começou a atuar nas áreas da educação, cultura e tecnologia do Estado, numa rotina exaustiva, com episódios de labirintite e muitas idas à emergência. Até que ela atendeu o pedido de socorro do seu corpo, começou a correr, fazer musculação e nunca mais parou.

De lá para cá, são mais de 30 troféus, centenas de medalhas e diversas maratonas internacionais no currículo — entre elas, Buenos Aires, Lisboa, Montevidéu, Santiago e Deserto do Atacama.

“Para manter a disposição, acordo às 4h30 da manhã para correr 17 km, três vezes por semana. Nos outros dias, intercalo com academia e caminhadas”, explica Zilene sobre sua rotina.

O horário, além de saudável, é também para evitar a exposição contínua ao sol, já que venceu um câncer de pele no ano ado. Anos antes, enfrentou o diagnóstico, dado por diferentes médicos, de não poder mais correr em decorrência de lesões nas maratonas. E respondeu com a persistência e o otimismo que lhe são peculiares: voltou aos pódios.

 

 

Desertos e montanhas – Em 2022, conquistou o terceiro lugar na meia-maratona do Deserto do Atacama, que ela considera a maior dificuldade de todas as rotas percorridas, desafiando o ar rarefeito e o clima extremo nos 23 km da prova.

Mas, foi na maratona INDOMIT Bombinhas Trail Run que ela encontrou o seu maior desafio físico e mental. E não é para menos: em 42 km de costões, trilhas, montanhas e areia das praias, concluiu a prova em 8 horas e conquistou o segundo lugar na categoria. “Me orgulho muito, pois tive que manter a mente firme para lidar com o corpo no limite”, relembra.

Caminho de Compostela – E foi na caminhada, em 2023, que ela conquistou um marco que poucos conseguem alcançar: completou os 261 km do Caminho da Rota Romântica, na Alemanha, em 15 dias, partindo direto para o Caminho de Santiago, onde percorreu a rota completa de 832 km em 33 dias consecutivos, sendo, em média, 25 km por dia.

“As emoções são indescritíveis, pois chega um momento que o cansaço físico a do extremo. O importante é não desistir. As dores vão diminuindo à medida que o corpo entende que você tem que chegar ao destino final”.

Mesmo aposentada, ela trabalha diariamente, de forma voluntária, na ACACSC (Associação Catarinense dos Amigos de Santiago de Compostela) e tem uma rotina imparável, que inclui palestras, participação em corais, eventos sociais e o cuidado com a família.

Agora, neste movimento dos 70 anos, ela resume o novo desafio com a frase estampada nas camisetas que criou especialmente para o projeto: “Desbravar os desafios do desconhecido com a leveza que só o tempo nos oferece.”

O local de início da corrida, o Bolsão da Beira-Mar Continental, leva o nome de Fernando Bainha, resultado do empenho de Zilene para homenagear seu grande amigo e esportista, falecido em 2020, com o apoio da vereadora Tânia Ramos.

Zilene finaliza com uma mensagem que nos faz ponderar:

“Os anos me tornaram resiliente, persistente e lutando para estabelecer novos desafios no meu cotidiano. Por isso, meu maior estímulo é seguir caminhando e correndo até o fim. Ter mobilidade para viver intensamente, conhecer novos lugares e culturas diferentes. Mostrar que podemos enfrentar as dificuldades físicas e ainda realizar sonhos, isso não pode deixar de existir”.

*****

*****

Nos States

Quem celebra mais um ano de vida em terras norte-americanas é a queridona Jennifer Rocha. Parabéns, lindeza! Brindemos! Tim-tim e saúde!

*****

*****

Conecta+

A empreendedora Marina Souza, idealizadora do Movimento Conecta+, ao lado do esposo Marcelo Luiz de Souza, da mãe Ana Maria Souza e da filha Lara Maia, na noite de premiação do 3º Prêmio Aemflo de Inovação, realizada na quinta-feira, em São José.

Com apenas 48 meses de existência, o projeto Conecta+ já foi finalista na categoria Serviços – empresas com até 30 colaboradores, e corroborou que a inovação se faz com conexões humanas, propósito e ação coletiva. A terceira edição do Conecta+ ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, com talks de grandes nomes da comunicação e empreendedorismo, feira de negócios e palco cultural. Informações em @eventoconectamais.

*****

*****

Unique Jurerê e o legado Burle Marx

A Unique Jurerê recebe no próximo dia 20 de maio o arquiteto paisagista Gustavo Leivas, na Casa Unique, para falar sobre a arte nos jardins e o legado de Burle Marx. O escritório é o responsável pelo projeto paisagístico do Puro, em fase final de construção, e do Cais, que será lançado pela construtora, em 2026, em Jurerê In.

“Para nós, luxo não é sinônimo de ostentação, mas sim de cuidado, atenção aos detalhes e de uma experiência singular. Encontramos esses valores no paisagismo autêntico do Burle Marx e quisemos trazer para os nosso empreendimentos”, avalia Cláudia e André Araújo, sócios da construtora.

Fundado por Roberto Burle Marx, em 1955, o escritório desenvolve projetos para espaços públicos, privados, comerciais e residenciais tanto no Brasil quanto no exterior, sempre pensando na harmonia e na beleza dos espaços, e com foco na sustentabilidade.

*****

Aquela feijuca de respeito

O Restaurante Lindacap, um dos mais tradicionais de Florianópolis, celebra seus 61 anos de história com o retorno da sua famosa feijoada. A temporada inicia no dia 17 de maio, sempre aos sábados, e promete uma verdadeira experiência gastronômica para toda a família, com sabor, tradição, aconchego e música ao vivo. Na abertura, o evento contará com show da banda Swing Maneiro, trazendo o melhor do samba e pagode.

E a recepção já começa especial: shot de batidinhas (coco e maracujá), caldinho de feijão, aipim frito, torresmo e bacon crocante abrem o apetite e dão as boas-vindas aos clientes. Em seguida, o buffet principal reúne mais de 10 pratos e acompanhamentos preparados pela equipe comandada pelo chef Ivo Schreiber (foto) — responsável por manter viva essa tradição há mais de 60 anos.

*****

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Anna Maya é premiada internacionalmente

Anna Maya está sempre em notícias que nos dão orgulho. Após uma agem pela Milano Design Week, a designer e arquiteta (@annamaya.design) foi reconhecida internacionalmente